Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

terça-feira, 9 de março de 2021

História da União Europeia

 

Texto 4

Fonte: https://www.todamateria.com.br/uniao-europeia/

História da União Europeia

 


A origem da União Europeia remonta ao final da Segunda Guerra Mundial, quando os países europeus viram que não teriam mais condições de se enfrentar num conflito, pois a destruição poderia ser total.

Assim, o principal objetivo da criação do bloco era garantir a paz no continente, especialmente entre a Alemanha e a França. Para isso, era preciso fortalecer os países europeus criando um mercado comum para reduzir custos de exportação e fomentar a economia.

Primeiramente, ocorreu a criação do CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) em 1952. Essa era composta por Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França e Itália, a "Europa dos seis".

Em 1957, foi criado o Mercado Comum Europeu (MCE) ou Comunidade Econômica Europeia (CEE) que contou com a adesão de países como a Inglaterra (1973), Irlanda (1973), Dinamarca (1973), Grécia (1981).

Com o fim das ditaduras na Península Ibérica, Espanha e Portugal entram na CEE, em 1986, que passa a ser conhecida como a "Europa dos doze".

Em 1992, o Tratado de Maastricht estabeleceu a criação de uma moeda única, o Euro, a fim de fortalecer a economia e ter uma divisa que pudesse competir com o dólar. O euro entraria em circulação em 2002.

Em 1995, Suécia, Finlândia e Áustria entram na União Europeia formando a "Europa dos 15".

Outro passo importante na construção da União Europeia foi a assinatura do Acordo Schengen, em 1997. Isto permitiu a livre circulação de pessoas em todos os países signatários, sem a necessidade de controles na fronteira.

Com o fim da União Soviética e da Guerra Fria, os países do leste europeu pedem para integrar o bloco. Em 2004, mais dez países se integraram ao bloco: Polônia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia, as ilhas de Malta e Chipre.

A chamada "Europa dos 27" é formada com a integração da Bulgária e da Romênia, em 2007. Por fim, o último país a firmar o acordo de participação na União Europeia foi a Croácia, no dia 30 de junho de 2013.

 

Brexit

 

Em 2016, o Reino Unido realizou m plebiscito onde 51% das pessoas votaram a favor da saída do país da União Europeia.

Essa ação foi chamada de "Brexit", termo que surgiu pela união das palavras “Britain” (“Bretanha”) e “exit” (“saída”). A saída do Reino Unido foi formalizada em 31 de janeiro de 2020.

 

Instituições da União Europeia.

 

Para coordenar os interesses dos Estados-membros, a União Europeia tem instituições financeiras, políticas e jurídicas. São elas:

·         Parlamento Europeu

·         Conselho da União Europeia

·         Comissão Europeia

·         Conselho Europeu

·         Banco Central Europeu

·         Tribunal de Justiça da União Europeia

·         Tribunal de Contas Europeu

·         Curiosidades sobre a União Europeia

·         Apesar de não ser um país, a União Europeia possui uma bandeira e um hino, "Ode à alegria", de Beethoven.

·         O Dia da União Europeia é comemorado 9 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...