Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

terça-feira, 9 de março de 2021

Blocos Econômicos

 

Texto 1

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-regionalizacao-mundo.htm


Blocos Econômicos

 

Blocos Econômicos são grupos de nações que compartilham algumas medidas no intuito de desenvolver sistemas comerciais, políticos e sociais. As organizações intergovernamentais estabelecem planos que almejam o aumento na circulação de mercadorias, pessoas e capital.

 

Eles surgiram no período pós Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos tornava-se uma potência. O primeiro que configurou-se como bloco foi o Benelux, formado em 1944 pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

 

Com o final da Guerra Fria, novos blocos econômicos foram criados para enfrentar a competitividade da chamada globalização. No entanto, ao longo dos anos, tornaram-se alicerces da sua consolidação. 

 

Fases dos Blocos Econômicos 

 

As relações entre os países-membros funcionam de acordo com os estágios de crescimento em que se encontram. Por tais motivos, os blocos econômicos classificam-se em:

 

Zona de Livre Comércio: áreas livres das tarifas alfandegárias, facilitando as transações comerciais entre as fronteiras. 

União Aduaneira: estabelecimento de taxas e planos de mercado para regulamentar as associações entre as nações. 

Mercado Comum: definido pelas políticas de livre comércio, taxas externas e trânsito de pessoas, mercadorias e dinheiro.

União Econômica e Monetária: a fase mais avançada dentro dos blocos econômicos, pois implementa uma moeda única para uso dos países integrantes.


Questões para reflexão:

 

1)      De Acordo com as informações acima, como podemos diferenciar os níveis de um bloco econômico?

2)      Qual a relação entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra fria com o estabelecimento de Blocos Econômicos?


Questões para reflexão:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...