Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

terça-feira, 9 de março de 2021

Correção das semanas anteriores - Categorias da Geografia

 

Texto 3 – Correção das semanas anteriores:

Questões para reflexão:

1)                 De Acordo com as informações acima, estas categorias são exclusivas da Geografia?

R: É preciso lembrar, no entanto, que essas categorias e conceitos não são exclusivos da Geografia, podendo ter outros significados quando utilizados em outras ciências ou pelo senso comum. Além disso, essas não são necessariamente as únicas categorias dessa ciência, mas apenas as mais comumente adotadas pelos geógrafos em seus estudos.

2)                 Mediante ao texto acima, aponte o que é lugar para a Geografia.

R: é uma categoria muito utilizada por aqueles pensadores que preferem construir uma concepção compreensiva da Geografia. Grosso modo, o lugar pode ser definido como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.

 

3)                 De Acordo com as informações acima, o que é paisagem cultural?

R:paisagem cultural é quem define o estudo da Geografia e o sentido do lugar estaria vinculado à ideia de significação dessa paisagem em si. A partir daí, esse importante termo foi sendo vinculado não ao local, mas ao significado específico, ou seja, aos atributos relativos e únicos de um dado ponto do espaço, transformando suas impressões em sensações únicas.

4)                 Mediante as informações acima, qual a relação do conceito de lugar com espaços públicos?

R: Espaços públicos de convivência e lazer são frequentemente abordados e estudados pela Geografia a partir da ideia de lugar. Em alguns casos, estudos geográficos com base nessas premissas foram responsáveis pela mudança na arquitetura de praças e espaços de lazer, sobretudo no sentido de adequar tais locais à compreensão e percepção das pessoas e à ideia que essas tinham de como deveria ser o seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...