Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

terça-feira, 9 de março de 2021

Correção das semanas anteriores - Movimentos da Terra

 

Texto 3 – Correção das semanas anteriores:

Questões para reflexão:

1)      De Acordo com as informações acima, quais são as principais características do movimento de rotação?

R:rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1.666 km/h. A rotação ocorre no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites.

 

2)      Mediante ao texto acima, como podemos definir o movimento de nutação?

R:nutação é uma pequena variação periódica no eixo rotacional terrestre que ocorre a cada 18,6 anos em função da influência da gravidade da Lua sobre a Terra. Não há consequências relevantes.

 

3)      De Acordo com as informações acima, como podemos explicar a existência de estações do ano em nosso planeta?

R: PAs estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.

 

4)      Mediante as informações acima, pesquise e aponto o porquê estações do ano são influenciadas diretamente pelo movimento de translação.

R: As estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Pólo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Agora o Pólo Sul fica em ângulo na posição do Sol. É verão na Austrália e faz frio na América do Norte.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...