Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

domingo, 25 de outubro de 2020

Como fazer uma pesquisa acadêmica em 7 passos

 Como fazer uma pesquisa acadêmica em 7 passos

·         Não importa se você for um estudante ou um profissional. Talvez você tenha a tarefa de fazer uma pesquisa acadêmica. 

·         Uma pesquisa sólida vai requerer que você tenha acesso a diferentes tipos de informação, seja através de livros ou em forma de trabalho de campo, por exemplo, e que você mesmo as avalie. 

·         Depois você deverá fazer uma análise com a finalidade de encontrar uma resposta para uma pergunta ou chegar a uma conclusão sobre o assunto. Quando você terminar a pesquisa, terá que apresentar as suas descobertas.

 

Há muitas ações envolvidas no desenvolvimento de uma pesquisa. Para começar, você precisa achar sua tese, procurar fontes nas bibliotecas e ler os livros. Tudo isso deve ser feito antes de começar a escrever. 


1. Saiba a matéria

O passo mais importante para escrever esse trabalho é ter uma tese sólida para se basear, e isso não pode ser feito sem que você saiba o mínimo necessário sobre o assunto. Uma vez que você souber qual é seu tema, faça uma pesquisa geral para saber o que se destaca no assunto.


2. Ache os fatos que provam sua tese

Encontre fontes confiáveis para a pesquisa. Para organizar suas anotações, nomeie tópicos e diferentes assuntos, você pode até fazer um índice. Se tiver dúvidas sobre a relevância de algum dado, separe-o.


3. Faça um esboço

Depois de reunir todas as suas anotações, organize-as para colocá-las na melhor ordem possível dentro do trabalho. Use essa ordem básica para criar um esboço. Não se esqueça de começá-lo com uma seção de introdução e finalizar com uma conclusão.

4. Preencha com conteúdo

Pense em seu esboço como um esqueleto: é apenas a estrutura de sua pesquisa. Agora é a hora de acrescentar conteúdo a essa estrutura. Em cada tópico, adicione exemplos e argumentos que sustentem essas afirmações, tendo o cuidado de relacionar suas fontes.


5. Escreva a primeira versão

Depois de organizar a estrutura e esboço, é hora de transformar aquelas anotações em verdadeiros parágrafos. Se tiver problemas com algum parágrafo ou seção, deixe-a para mais tarde e tente refazê-lo mais tarde.


6. Ouça a opinião dos outros

Sua primeira versão não será perfeita, nem deveria, afinal, é apenas a primeira versão. Alguns professores oferecem uma revisão dessa primeira versão e apontam possíveis erros ou lacunas. Se seu professor não faz isso, pergunte para seus pais ou alguém que entende do assunto para revisar o texto.


7. Revise o conteúdo

Depois de receber as observações dos seus colegas ou professores, revise o texto e faça as alterações necessárias. Cada versão que você fizer será melhor que a anterior, então quanto mais você revisar o material, melhor será o resultado final.


Se você obtiver o panorama daquilo que deve ser feito, com certeza não se sentirá tão intimidado na hora de realizar a sua pesquisa. As tarefas complicadas sempre parecem mais fáceis se as organizamos por etapas ou passos. Colocar no papel o plano de ação ajuda a estruturar o trabalho e você consegue visualizar como vai administrar o tempo que dedicará à esta tarefa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...