Como fazer uma pesquisa acadêmica em 7 passos
· Não importa se você for um estudante ou um profissional. Talvez você tenha a tarefa de fazer uma pesquisa acadêmica.
·
Uma pesquisa sólida vai requerer que
você tenha acesso a diferentes tipos de informação, seja através de livros ou
em forma de trabalho de campo, por exemplo, e que você mesmo as avalie.
·
Depois você deverá fazer uma análise
com a finalidade de encontrar uma resposta para uma pergunta ou chegar a uma
conclusão sobre o assunto. Quando você terminar a pesquisa, terá que apresentar
as suas descobertas.
Há
muitas ações envolvidas no desenvolvimento de uma pesquisa.
Para começar, você precisa achar sua tese, procurar fontes nas bibliotecas e ler os livros. Tudo isso deve ser feito antes de começar a
escrever.
1. Saiba a matéria
O passo mais importante para escrever esse trabalho é ter
uma tese sólida para se basear, e isso não pode ser feito
sem que você saiba o mínimo necessário sobre o assunto. Uma vez que você souber
qual é seu tema, faça uma pesquisa geral para saber o que se destaca no
assunto.
2. Ache os fatos que provam sua tese
Encontre fontes confiáveis para
a pesquisa. Para organizar suas anotações, nomeie tópicos e diferentes
assuntos, você pode até fazer um índice. Se tiver dúvidas sobre a relevância de
algum dado, separe-o.
3. Faça um esboço
Depois de reunir todas as suas anotações, organize-as
para colocá-las na melhor ordem possível dentro do trabalho. Use essa ordem
básica para criar um esboço. Não se
esqueça de começá-lo com uma seção de introdução e finalizar com uma conclusão.
4. Preencha com conteúdo
Pense em seu esboço como um esqueleto: é apenas a estrutura de sua pesquisa. Agora é a
hora de acrescentar conteúdo a essa estrutura. Em cada tópico, adicione
exemplos e argumentos que sustentem essas afirmações, tendo o cuidado de
relacionar suas fontes.
5. Escreva a primeira versão
Depois de organizar a estrutura e esboço, é hora de transformar
aquelas anotações em verdadeiros parágrafos. Se tiver problemas com algum
parágrafo ou seção, deixe-a para mais tarde e tente refazê-lo mais tarde.
6. Ouça a opinião dos outros
Sua primeira versão não será perfeita, nem deveria,
afinal, é apenas a primeira versão. Alguns professores oferecem uma revisão dessa primeira versão e apontam
possíveis erros ou lacunas. Se seu professor não faz isso, pergunte para seus
pais ou alguém que entende do assunto para revisar o texto.
7. Revise o conteúdo
Depois de receber as observações dos seus colegas ou
professores, revise o texto e faça as alterações
necessárias. Cada versão que você fizer será melhor que a
anterior, então quanto mais você revisar o material, melhor será o resultado
final.
Se você obtiver o panorama daquilo que deve ser feito, com certeza não se
sentirá tão intimidado na hora de realizar a sua pesquisa.
As tarefas complicadas sempre parecem mais fáceis se as organizamos por etapas
ou passos. Colocar no papel o plano de ação ajuda a estruturar o trabalho e
você consegue visualizar como vai administrar o tempo que dedicará à esta
tarefa.
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