Pesquise no Webgeo.net e ache tudo sobre História e Geografia!

domingo, 25 de outubro de 2020

Arquitetura de Computadores (O que é, por que estudar)

 Arquitetura de Computadores (O que é, por que estudar)

Fonte: https://www.canalti.com.br/arquitetura-de-computadores/arquitetura-de-computadores-o-que-e-por-que-estudar/

 

A Arquitetura de Computadores é o projeto conceitual e fundamental da estrutura operacional de um sistema computacional. É o estudo dos requisitos necessários para que um computador funcione e de como organizar os diversos componentes para obter melhores desempenhos.

O termo Arquitetura é principalmente utilizado na construção e decoração de edificações. Ele diz respeito à forma e a estrutura de uma construção. O termo refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.

Na Computação o termo foi adaptado para denominar a técnica de projetar e construir computadores.

Como computador entendemos qualquer tipo de dispositivo capaz de receber uma entrada e que retorna uma saída após realizar uma série de operações com base nos valores recebidos e armazenados. Existem vários tipos de computadores. Uma das formas de classificá-los é por meio das seguintes categorias:
– Desktop;

– Servidor;

– Sistemas Embarcados;

Por que estudar Arquitetura de Computadores?

É essencial que todos profissionais da Computação tenham pelo menos conhecimentos básicos de Arquitetura de Computadores. Saber como o computador funciona nos permitirá entender sua capacidade (e incapacidade) de resolver problemas, sobre como programá-los da melhor forma possível, como deixar o computador e os dados contidos neles mais seguros, como ganhar desempenho e o que faz ele ficar tão lento.

Estudar Arquitetura de Computadores é tão importante para um profissional de Computação, como estudar Anatomia é importante para um médico. Antes de iniciar qualquer estudo na Medicina, um médico precisa saber em detalhes o funcionamento do corpo humano.

Quais são seus órgãos, como eles trabalham individualmente e como se relacionam para formar um sistema (digestivo, respiratório, motor etc.). Com a Arquitetura de Computadores é semelhante. É necessário aprender quais são os componentes de um computador, como eles funcionam e como eles trabalham em conjunto formando um sistema.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...