Pesquise no Webgeo.net e ache tudo sobre História e Geografia!

terça-feira, 20 de outubro de 2020

O relevo brasileiro: Classificação – Exercícios/Correção

 

O relevo brasileiro: Classificação – Exercícios/Correção

 O relevo brasileiro: Classificação – Exercícios

 Introdução aos estudos do relevo brasileiro –– 1º ano - Não há necessidade de devolver, cole em seu caderno e use para estudar!

Objetivo central: Identificar as principais formas de relevo do Brasil e suas características geológicas.

 

Olá, pessoal!

Importante que o texto da semana anterior deixado pelo professor seja utilizado para acompanhar a linha de raciocínio dos exercícios abaixo! Boa sorte, e lembre de deixar o material colado em seu caderno!

 

1-Mediante aos nossos estudos sobre o tema, por que se torna muito importante classificar o relevo brasileiro?

R: Se torna essencial classificar o relevo devido a todo trabalho de ocupação e transformação econômica e social resultante deste processo. Devemos lembrar que algumas áreas são monitoradas pois podem implicar riscos como deslizamentos ou cheias, com isso a classificação do relevo ajuda até mesmo no planejamento territorial de uma nação.

2-De acordo com o material disponibilizado, quais foram as principais evoluções nas classificações propostas por Aroldo Azevedo e Aziz Nascib Ab’Saber?

R: Aroldo Azevedo foi tradicional em sua classificação, propondo mediante a níveis de altitude a classificação do relevo, já Aziz propôs uma verdadeira revolução, com maior fragmentação da classificação, incluindo novas nomenclaturas, dando ênfase aos processo de erosão e sedimentação do relevo.

3- De acordo com o material disponibilizado, quais foram as principais evoluções nas classificações propostas por Aziz Nascib Ab’Saber e Jurandyr Ross?

R: Podemos dizer que segue a mesma linha de pensamento de Aziz, porém trabalha com maiores níveis de informação, adotando também as ideias da geomorfologia para construir sua classificação, houve a inserção de depressões em sua classificação, estas que aparecem alojadas a grandes manchas no mapa desenvolvido por ele.

4- Quais são as principais características e formas de relevo presentes no Brasil? Elas foram muito alteradas de acordo com os 3 geógrafos que analisamos?

R: Podemos dizer que temos 3 grandes formas de relevo nas classificações propostas; planalto, planície e depressão, elas foram alteradas sim, principalmente pelos estudos de geomorfologia evoluírem muito nos últimos anos, com isso os processos de modelagem do relevo ganharam destaque em vistas a relação tradicional baseada em altimetria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...