domingo, 18 de outubro de 2020

Atividade avaliativa – Desenvolvimento de plano de aula em Geografia (Parte 2)

 

Atividade avaliativa – Desenvolvimento de plano de aula em Geografia (Parte 2)

 

Objetivo: Construir um plano de aula que contemple temáticas de Geografia abordadas no primeiro segmento do ensino fundamental.

 

Orientações gerais:

 

Etapa 3:– Estudos das habilidades e relação direta com os objetos de conhecimento/competências específica de Ciências Humanas e Geografia

 

Acesse a base em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Ou em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/

 

Relembrando:

-Agora que você já leu as competências gerais de Ciências Humanas (página 357) e após isso reconheceu as abordagens específicas para a Geografia (página 366) se habilitou a conhecer as temáticas de Geografia, sendo que na etapa 2 (Semana anterior) você selecionou ao menos um conteúdo (Objeto de conhecimento) por ano.

 

Apenas exemplos!

1º ano: O modo de vida das crianças em diferentes lugares

2º ano: Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação

3º ano: Representações cartográficas

4º ano: Produção, circulação e consumo

5º ano: Trabalho e inovação tecnológica

 

 

Instrução geral sobre análise de habilidades:

 

Exemplo escolhido:

1º ano: O modo de vida das crianças em diferentes lugares


Descrição: Repare que o objeto de conhecimento escolhido (Pertence ao 1º ano) possui duas habilidades, com isso fique atento, pois seu plano de aula e ações propostas devem contemplar exatamente o desenvolvimento das duas habilidades propostas neste conteúdo! Portanto muita atenção ao desenvolver sua proposta de sequência pedagógica/metodologia de aula. Lembre-se, antes de escolher um conteúdo, se faz necessário observar as habilidades que deverão ser desenvolvidas, tal fato é essencial para uma aula planejada e de qualidade.

Etapa 4:– Estrutura do plano de aula de Geografia – Primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

 

-Observe abaixo a estrutura que seu plano de aula deve conter!

 

 

Dica: Desenvolva um cabeçalho, contendo informações de nossa escola, como logo e demais descrições.

 

 

1.      Série/ano escolhido: Você deve escolher um conteúdo de Geografia entre o 1º e 5º ano do Ensino Fundamental;

2.      Competências gerais de Ciências Humanas: Observe a BNCC, poderá escolher uma u mais competências;

3.      Competências específicas de Geografia: Observe a BNCC, poderá escolher uma u mais competências;

4.      Objeto de conhecimento/Conteúdo: Escolha um conteúdo;

5.      Habilidades (Objetivos específicos): Observe com atenção os objetivos traçados pelas habilidades;

6.      Procedimento metodológico: Descreva o funcionamento de sua aula, lembrando que estamos falando de 2 aulas de 45 minutos de duração;

7.      Cronologia: 2 aulas de 45 minutos de duração;

8.      Instrumento avaliativo: Descreva como vai avaliar seus alunos;

9.      Recursos didáticos: Cite os recursos utilizados;

10.  Referências: Aponte sites e demais referências, não se esqueça da própria BNCC;

Data de entrega: 03/11/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...