Atividade avaliativa – Desenvolvimento de plano de aula em Geografia
Objetivo: Construir um plano de aula que contemple temáticas de
Geografia abordadas no primeiro segmento do ensino fundamental.
Orientações gerais:
Etapa 1: Observação e reconhecimento do
material
1º Passo – Observe no seguinte link o guia de Geografia da nova
BNCC (Acesse em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
- Página 353)
2º Passo: Observe com atenção as competências gerais para Ciências
Humanas, busque ler e perceber quais delas poderá se encaixar melhor em sua
proposta;
3º Passo: A partir da página 359 temos a abordagem específica em
Geografia, portanto fique atento às tabelas presentes com detalhamento dos
princípios do raciocínio geográfico;
4º Passo: Leia a página 366 com extrema atenção, pois há a
descrição de competências específicas de Geografia, é importante ter atenção
pois algumas delas serão utilizadas em seu plano de aula.
Etapa 2: Observação e reconhecimento das
habilidades, competências e conteúdo do Ensino Fundamental I
1º Passo: Leia com atenção o material da BNCC e observe as
competências, habilidades e conteúdos presentes entre as páginas 370-379;
2ºPasso: Selecione ao
menos um Conteúdo (Objetos de conhecimento) de cada ano – exemplo
abaixo:
Apenas exemplos!
1º ano: O modo de vida das crianças em diferentes lugares
2º ano: Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação
3º ano: Representações cartográficas
4º ano: Produção, circulação e consumo
5º ano: Trabalho e inovação tecnológica
Etapa 3: (Próxima semana) – Estudos das habilidades e relação direta
com os objetos de conhecimento/competências específica de Ciências Humanas e
Geografia
Orientação Final: Lembre-se, o objetivo inicial é reconhecer o
documento, especificamente a fração relacionada a Geografia, portanto faremos o
desenvolvimento do plano por partes!
No dia 13/10 teremos uma live às 21h esclarecendo alguns pontos
principais desta atividade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui...