Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Estudos do relevo – Atividades/correção

 

Estudos do relevo – Atividades/correção

 

Estudos do relevo – Atividades


Os estudos do relevo –– 1º ano - Não há necessidade de devolver, cole em seu caderno e use para estudar!

Objetivo central: Identificar as principais formas de relevo e suas características geológicas.

 

Olá, pessoal!

Importante que o texto da semana anterior deixado pelo professor seja utilizado para acompanhar a linha de raciocínio dos exercícios abaixo! Boa sorte, e lembre de deixar o material colado em seu caderno!

 

1-Mediante aos nossos estudos sobre o tema, como podemos definir relevo para a Geografia?

R: Apesar de outras definições, para a Geografia relevo é o modelo da superfície terrestre, sendo o seu campo de estudos principal a Geomorfologia. O relevo pode ser classificado de acordo com seu formato, data e demais características, sendo modelado por agente endógenos ou exógenos.

2-De acordo com o material disponibilizado, o que caracteriza uma montanha? Quais exemplos podemos citar dessa forma de relevo?

R: Montanhas são as maiores elevações da superfície terrestre, são originadas a partir de dobramentos ou atividades vulcânicas intensas, seu conjunto forma cordilheiras, como exemplos temos Andes, Himalaia e Montanhas rochosas.

3- Quais são as principais características da forma de relevo depressão? Exemplifique as diferenças entre depressão absoluta e relativa.

R: Depressões são áreas mais baixas que as formas de relevo que a circundam. São formadas a partir de grandiosos desgastes, sendo a depressão relativa acima do nível do mar, enquanto a absoluta se coloca abaixo deste nível citado.

4- Quais são as principais diferenças entre planícies e planaltos? De acordo com a análise dos materiais disponibilizados na última aula, qual delas possui mais facilidade para ocupação humana?

R: Planaltos são formados por rochas magmáticas e com no mínimo 300 metros de altitude, são mais erodidos do que construídos. As planícies normalmente possuem menos de 100 metros de altitude, formadas por sedimentação e facilitam a ocupação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...