Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Os períodos da História - Visão tradicional

Construído através de um compilado dos seguintes artigos:

Sabe-se que a tradição em segmentar a história em grandes períodos é uma tradição antiga, e a partir da mesma surge a necessidade de se compreender as relações existentes na produção do espaço e tempo, aproximando assim acontecimentos e fatos, agrupando a história em pequenas gavetas, sobre esta tradicional e muito útil divisão tem-se:


Pré-História

Todo o período que existiu antes da invenção da escrita é denominado Pré-história. Assim, a Pré-história corresponderia a um período da humanidade que abrange milhões de anos.

Nesse momento, o homem aprendeu a viver em comunidade, a utilizar o fogo, a domesticar animais e a produzir alimento, dando a origem à agricultura.
Na pré-história, o homem criou a linguagem como meio de comunicação e inventou a escrita. Além disso, criou a pintura, a cerâmica e as primeiras organizações sociais e políticas.


A Pré-história está dividida em três períodos:

Paleolítico: também chamado de "Idade da Pedra Lascada", tem início há aproximadamente 4,4 milhões de anos e se estende até 8000 a.C.Neolítico: também chamado de "Idade da Pedra Polida", esse período vai de aproximadamente 8000 a.C. a 5000 a.C. Idade dos Metais: período que se estende de 5000 a.C. até o surgimento da escrita pelos sumérios, em 4000 a.C..

Tudo o que sabemos sobre a Pré-história devemos aos fósseis e objetos encontrados nas escavações paleontológicas, que ocorreram principalmente a partir do final do século XIX, estendendo-se até os dias atuais, frequentemente apresentando novas descobertas.

Idade Antiga

Idade Antiga ou Antiguidade é o período da história que é contado a partir do desenvolvimento da escrita, pelos sumérios, mais ou menos 4000 anos a.C., até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 da era cristã.
Dentre os fatos históricos desse período da história se destacam:

Antiguidade Oriental, que compreende a civilização egípcia, a civilização mesopotâmica, as civilizações hebraica, fenícia e persa
Grécia Antiga, das origens ao período arcaico
Roma Antiga e o Império Romano, até a sua queda, em 476


Idade Média

A Idade Média é o período da história que tem início em 476 e vai até a tomada de Constantinopla, pelos turcos otomanos, em 1453. Nesse período da história se destacam:

     Alta Idade Média
     Feudalismo
     Baixa Idade Média
     Cultura Medieval
     Formação das Monarquias Nacionais

Idade Moderna

A Idade Moderna é o período da história que tem início em 1453 e vai até o ano de 1789, data da Revolução Francesa. Dentro desse período da história se destacam:

    Expansão Marítima Europeia
    Revolução Comercial e o Mercantilismo
    Colonialismo Europeu na América
    Périplo Africano
    Renascimento Cultural
    Reforma Protestante e Contrarreforma
    Absolutismo
    Iluminismo
        


Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea é estudada de 1789, época da Revolução Francesa, até os dias atuais. Dentro desse período, vários acontecimentos políticos, econômicos e sociais, receberam influência da Revolução Francesa, como: Independência do Brasil e  a Segunda Revolução Industrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...