Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Paleolítico x Neolítico

Divisão da Pré-História

Fragmentos de itens produzidos de pedra lascada no Paleolítico.

O Paleolítico é um período que faz parte do que é conhecido como Pré-História, isto é, toda a época de desenvolvimento e evolução do homem anterior ao surgimento da escrita. Tradicionalmente, a Pré-História foi dividida em duas fases, conhecidas como Paleolítico e Neolítico.

A diferença entre elas está basicamente no grau de sofisticação dos grupos Hominídeo (em que estão todos os tipos de grandes primatas e os humanos) e Homo (em que estão todos os humanos, incluindo os modernos — os Homo sapiens sapiens, que somos nós) em cada uma. No Paleolítico, os instrumentos eram feitos de pedra lascada, e o homem era nômade; no Neolítico, o homem sedentarizou-se e passou a produzir instrumentos de pedra polida.

Entretanto, para algumas áreas da Eurásia, os especialistas em Pré-História afirmam que existe um terceiro período chamado de Mesolítico. Ele aconteceu entre 13.000 a.C. e 9000 a.C., em algumas regiões que passaram por grandes glaciações, e indica um momento de transição do estilo de vida humano entre o Paleolítico e o Neolítico.

Cronologicamente, a periodização é a seguinte:

Paleolítico: de 2,6 milhões de anos atrás até 10.000 a.C.

Mesolítico: entre 13.000 a.C. e 9000 a.C.

Neolítico: entre 10.000 a.C. e 3000 a.C.

Caso você tenha maior interesse pelo período que acompanha a evolução humana a partir de quando os hominídeos começaram a usar ferramentas de pedra, leia: Pré-História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...