Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

domingo, 8 de novembro de 2020

Os 8 melhores buscadores acadêmicos

 

Os 8 melhores buscadores acadêmicos

Fonte de pesquisa para este material:

https://www.universia.net/br/actualidad/orientacao-academica/os-8-melhores-buscadores-academicos-1162675.html

 


É notório que na Internet encontramos uma quantidade quase que infinita de informações de todos os tipos. Na verdade é que em algumas ocasiões as fontes citadas e sua credibilidade são questionáveis. Isso é algo que não podemos permitir, principalmente se formamos parte de uma equipe de pesquisas, apresentar um trabalho acadêmico importante.

No entanto, existe o outro lado da moeda e por sorte encontramos vários buscadores especializados. Sites que farão a sua vida mais fácil e que garantem a veracidade dos seus dados. Uma seleção de alguns dos mais importantes motores de busca para todo aquele que pretenda alcançar um resultado rigoroso, que satisfaça inclusive as exigências da comunidade científica.

Scielo

Scientific Electronic Library Online foi criada para dar visibilidade à literatura científica da América Latina e do Caribe. Atualmente conta com o apoio de fundações e agrupações procedentes de todas as partes do planeta relacionadas com a comunidade de pesquisas.  É um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de revistas na Internet.

Google Acadêmico

Integra teses, resumos, livros entre outros. Além disso, nos permite averiguar citações relacionadas, assim como as referências bibliográficas de textos determinados, buscar autores e relacionados. A amplitude de disciplinas é o que mais chama a atenção, além da ordem por relevância, que faz com que a informação mais útil esteja ao princípio da lista de resultados.

HighBeam Research

Possui uma base de dados especializada para profissionais e estudantes de diversos setores. Um sistema que integra artigos, citações de livros, pesquisas publicadas, revistas especializadas e acadêmicas, textos entre outros. Entre algumas de suas fontes se encontram Washington PostThe Independent e inclusive o Mirror.

Uma biblioteca que poderemos explorar mediante vários parâmetros de busca, entre os que aparecem o nome do autor, o tema em questão, eventos, etc. A página é bem intuitiva e está estruturada em diversos blocos. O quadro de buscas aparece na parte superior, mas é recomendável entrar em uma seção em concreto para obter melhores resultados.

ERIC 

Patrocinado pelo Instituto de Ciências da Educação do Departamento de Educação dos Estados Unidos (IES), ERIC (Education Resources Information Center) é uma biblioteca virtual especializada em assuntos acadêmicos. Uma enorme base de dados que o Governo americano criou em 1964 e que contêm uma variada bibliografia: artigos, revistas, trabalhos e afins.

Além disso, integra um tesauro, assim como uma função que permitirá ter acesso a uma busca avançada, que se situa à direita do quadro de buscas e que coloca à nossa disposição uma lista de conselhos, atalhos y truques para aproveitar ao máximo as possibilidades de sua utilidade.

Academia.edu

Nesta comunidade os usuários e pesquisadores terão a possibilidade de publicar suas investigações e ensaios e seguir outros membros da mesma que possuem interesses em comum. É interessante, pois nunca se sabe com quem compartilharemos recursos, nem com quem acabaremos trabalhando. Além disso, possui uma ferramenta que nos deixa comprovar a atividade de cada perfil e que engloba dados que vão desde o número de visitas, seguidores até comentários úteis na hora de determinar o prestigio da pessoa em questão.

RefSeek 

Uma das principais virtudes do RefSeek é a sua simplicidade; uma  boa parte dos estudantes e usuários estará agradecida. Entre os seus resultados inclui recursos de sites contrastados, livros, enciclopédias, jornais, revistas especializadas, estudos e documentos publicados.

Redalyc

Rede de Revistas Científicas da América Latina e do Caribe, Espanha e Portugal são uma hemeroteca científica à que qualquer pessoa tem a possibilidade de ter acesso.  Inclui ferramentas específicas que colocam à nossa disposição a oportunidade de analisar a produção, a difusão, e o consumo da literatura científica. Recentemente foi acrescentado um bloco pensado para os pesquisadores e autores, uma seção na que é possível criar um perfil e identificar alguns dos trabalhos. O site está em espanhol. 

Biology Browser 

Está focado a pesquisadores do campo da Biologia e seus ramos correspondentes. É bastante útil para encontrar dados concretos que outros buscadores não são capazes de nos dar. Além disso, seu site estrutura por categorias e inclusive integra um calendário com atividades, assim como cinco blocos superiores que te permitirão fazer buscas mais concretas. Pertence à Reuters e possui uma parte dedicada às notícias do setor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...