Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

domingo, 22 de novembro de 2020

Climatologia

 

GEOGRAFIA – 1º ANO – INTRODUÇÃO À CLIMATOLOGIA

 

Objetivo: Identificar as principais características relacionadas aos fundamentos de climatologia.

 

Fontes utilizadas na elaboração deste material:

www.webgeo.net.br

https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/climatologia#:~:text=

 

Climatologia

 


Definição

 

Climatologia é o estudo do clima e como ele muda com o tempo. Essa ciência ajuda as pessoas a entender melhor as condições atmosféricas que causam padrões climáticos e mudanças de temperatura ao longo do tempo.

 

O que é climatologia?

 

Climatologia é o estudo científico de climas, que é definido como as condições climáticas médias durante um período de tempo. Um ramo de estudo nas ciências atmosféricas, também leva em consideração as variáveis e médias das condições climáticas de curto e longo prazo. A climatologia é diferente da meteorologia e pode ser dividida em diferentes áreas de estudo. Várias abordagens para esse campo podem ser adotadas, incluindo a paleoclimatologia, que se concentra no estudo do clima ao longo da existência da Terra, examinando registros de anéis de árvores, rochas e sedimentos e núcleos de gelo. A climatologia histórica concentra-se principalmente nas mudanças climáticas ao longo da história e nos efeitos do clima nas pessoas e eventos ao longo do tempo.

Embora a climatologia e a meteorologia sejam áreas de estudo consideradas ramos de áreas semelhantes, a climatologia difere da meteorologia porque seu foco está nas médias de clima e condições climáticas por um longo período de tempo. A meteorologia se concentra mais nas condições climáticas atuais, como umidade, pressão do ar e temperaturas, e na previsão das condições climáticas de curto prazo.

A climatologia e a meteorologia podem ser usadas em conjunto, especialmente em centros climáticos que criam modelos básicos para observar padrões climáticos maiores, desenvolvendo e alterando, como furacões e tempestades tropicais. A climatologia, no entanto, enfoca também como as mudanças no clima ocorrem e como essas mudanças podem afetar as condições futuras. Ele e outros ramos da ciência atmosférica ou ambiental são estudados em várias universidades de quatro anos. Um climatologista é o nome dado a uma pessoa que estudou extensivamente esse assunto.

Os climatologistas trabalham em vários locais para várias organizações. Na maioria dos casos, é considerado um campo de pesquisa e as pessoas nesse campo também podem trabalhar nos campos da biologia, zoologia ou meio ambiente. A climatologia é importante em todos esses campos, porque as mudanças de longo prazo no clima podem afetar o futuro da produção agrícola, energia, animais e até humanos.

 

Descrição

 

Climatologia é o estudo da atmosfera e dos padrões climáticos ao longo do tempo. Este campo da ciência concentra-se em registrar e analisar padrões climáticos em todo o mundo e entender as condições atmosféricas que os causam. Às vezes, é confundido com a meteorologia, que é o estudo do tempo e da previsão do tempo. No entanto, a climatologia está focada principalmente nas forças naturais e artificiais que influenciam os padrões climáticos de longo prazo.

Os cientistas especializados neste campo são chamados climatologistas. Os primeiros estudos sobre o clima remontam à Grécia antiga, mas a ciência do clima, como é hoje conhecida, não emergiu até o advento da era industrial no século XIX.A ciência da climatologia cresceu à medida que os cientistas se interessaram em entender os padrões climáticos.

Nos últimos tempos, os climatologistas têm focado cada vez mais suas pesquisas nas mudanças no clima da Terra que ocorrem desde a era industrial. A Terra está ficando cada vez mais quente à medida que a indústria humana se expande e libera mais carbono na atmosfera. Esse efeito, chamado aquecimento global, é um objeto de estudo particularmente importante para os climatologistas. Ao estudar o aquecimento global, os climatologistas podem entender e prever melhor o impacto a longo prazo das mudanças climáticas causadas pelo homem.

Os climatologistas procuram entender três aspectos principais do clima. O primeiro aspecto são os padrões climáticos que governam as condições normais em diferentes regiões do mundo. Em segundo lugar, os cientistas climáticos tentam entender a relação entre diferentes aspectos do clima, como temperatura e luz solar. O terceiro aspecto do clima que os climatologistas investigam é a maneira como o clima muda com o tempo. Os resultados desse tipo de pesquisa mostraram que as atividades humanas estão afetando o clima geral da Terra, como o aumento da temperatura global.

Como resultado, os climatologistas também estudam as causas humanas das mudanças climáticas; eles estão particularmente interessados em atividades que liberam gases de efeito estufa e seu vínculo com o aquecimento global. Além disso, os climatologistas analisam as mudanças naturais nas correntes atmosféricas e marítimas, como El Nino e La Nina, que são fases de um ciclo flutuante da temperatura do ar e do oceano no Oceano Pacífico.

A oscilação entre as fases quentes do El Nino e as frias do La Nina afeta os climas em todo o mundo. Esses padrões de corrente oceânica resultam em mudanças na diferença normal entre as temperaturas atmosférica e oceânica. Os cientistas também consideram os efeitos que a atividade solar e as variações na energia solar têm sobre o clima ao longo do tempo. Alguns eventos naturais podem contribuir para o aquecimento global, como erupções vulcânicas, que liberam grandes quantidades de cinzas e outras substâncias na atmosfera.

Embora esses eventos ocultem a Terra da radiação solar liberando grandes quantidades de gases de efeito estufa na atmosfera, esses mesmos gases de efeito estufa contribuem para o aquecimento global. No entanto, grande parte das mudanças climáticas estudadas pelos climatologistas está ligada à atividade humana, particularmente ao uso humano de combustíveis fósseis, que são os principais contribuintes para os gases de efeito estufa na atmosfera atualmente.

O estudo do impacto desses gases permite que os cientistas entendam não apenas como o clima da Terra mudou como resultado da atividade humana, mas também como ele pode continuar a mudar se os humanos continuarem liberando gases de efeito estufa na atmosfera.

 

Origem

 

Desde a sua origem na ciência grega do século VI a, a climatologia se desenvolveu em duas linhas principais: climatologia regional e climatologia física. O primeiro é o estudo de fenômenos climáticos discretos e característicos de uma região continental ou subcontinental específica.

O segundo envolve uma análise estatística dos vários elementos climáticos, principalmente temperatura, umidade, pressão atmosférica e velocidade do vento, e um exame detalhado das relações básicas entre esses elementos. Desde a década de 1960, surgiu um terceiro ramo principal, a meteorologia dinâmica. Ele lida principalmente com a simulação numérica do clima e das mudanças climáticas, empregando modelos de processos atmosféricos baseados nas equações fundamentais da meteorologia dinâmica.

Outras subdisciplinas significativas da climatologia incluem bioclimatologia e paleoclimatologia.

 

Qual é a diferença entre tempo e clima?

 

A diferença entre tempo e clima é uma medida de tempo. O tempo é o que são as condições da atmosfera durante um curto período de tempo, e o clima é como a atmosfera “se comporta” por períodos relativamente longos. Quando falamos sobre mudanças climáticas, falamos sobre mudanças nas médias de longo prazo do clima diário.

Hoje, as crianças sempre ouvem histórias de seus pais e avós sobre como a neve era sempre empilhada até a cintura enquanto se arrastavam para a escola. Hoje, as crianças na maioria das áreas do país não experimentam esse tipo de inverno terrível, com exceção do nordeste dos EUA em janeiro de 2005.A mudança nas neves recentes do inverno indica que o clima mudou desde que seus pais eram jovens.

Se os verões parecem mais quentes ultimamente, o clima recente pode ter mudado. Em várias partes do mundo, algumas pessoas até perceberam que a primavera chega mais cedo agora do que há 30 anos. Uma primavera anterior é indicativa de uma possível mudança no clima. Além das mudanças climáticas de longo prazo, existem variações climáticas de curto prazo. Essa chamada variabilidade climática pode ser representada por mudanças periódicas ou intermitentes relacionadas ao El Nino, La Nina, erupções vulcânicas ou outras mudanças no sistema terrestre.

 

O que faz um climatologista?

 

Um climatologista é um cientista que estuda o clima. Esse campo nas ciências está relacionado à meteorologia, ao estudo do clima, exceto pelo fato de examinar tendências de longo prazo e a história do clima, em vez de examinar os sistemas climáticos a curto prazo, como fazem os meteorologistas. Esses cientistas podem trabalhar em uma variedade de ambientes, incluindo agências governamentais, organizações sem fins lucrativos interessadas no clima e até departamentos de arqueologia nas principais faculdades e universidades. Alguém especializado em climas antigos, aliás, é conhecido como paleoclimatologista.

Existem várias ferramentas à disposição dos climatologistas que lhes permitem estudar os padrões climáticos e climáticos. Como meteorologistas, eles usam satélites para observar coisas como a cobertura de nuvens e também para comparar tamanhos históricos de cobertura de nuvens, blocos de neve e geleiras com os dias modernos para procurar tendências climáticas.

Eles também examinam amostras de núcleos de gelo retirados dos polos para procurar traços de compostos presos na neve antiga para aprender sobre como era o clima no passado. Outros fazem o mesmo com amostras de lama de lagos estabelecidos há muito tempo.

Núcleos de lama e gelo podem conter muitas informações. Por exemplo, os paleoclimatogistas podem olhar para os pólens encontrados nos núcleos de gelo para saber quais plantas prosperaram quando, procurando sinais de plantas que dependem de condições climáticas específicas para a sobrevivência. Núcleos de lama e gelo também podem conter vestígios de cinzas vulcânicas provenientes de erupções, juntamente com gases dissolvidos associados a mudanças na atmosfera da Terra.

Os climatologistas também estudam oceanos, usando uma variedade de técnicas para monitorar a temperatura do oceano, as correntes oceânicas e as mudanças na salinidade. As erupções vulcânicas também são interessantes, porque podem alterar o clima e fornecer informações sobre como os vulcões se comportaram no passado. Alguém que trabalha nesse campo também pode usar ferramentas mais inesperadas. Por exemplo, alguns pesquisadores de climatologia estudaram pinturas de paisagens para observar os níveis históricos de cobertura de nuvens e luz, além de procurar sinais de espécies indicadoras de plantas que pudessem fornecer informações sobre o clima no momento em que a pintura foi criada.

Um climatologista pode usar as informações coletadas para criar modelos climáticos usando software de computador. Esses modelos podem ser usados para demonstrar eventos históricos que envolvem o clima da Terra e também para prever eventos futuros com base em informações sobre o passado. Os especialistas também podem manipular seus modelos para mostrar como várias mudanças podem impactar o futuro do clima, e podem demonstrar como pequenas mudanças, como aumentos aparentemente menores da temperatura, podem ter um efeito cascata no planeta.

 

Climatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...