Pesquise no Webgeo.net e ache tudo sobre História e Geografia!

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

RESOLUÇÃO - EXERCÍCIOS UNIÃO EUROPEIA

 1-Mediante aos nossos estudos sobre o tema, por que a União europeia é considerado o maior bloco econômico do planeta?

A União Europeia é o maior bloco do planeta, principalmente pelo seu imenso campo de atuação economica, possuindo o terceiro nível de integração, com uma União Monetária, com profunda integração entre 27 integrantes, além de rígidas normas de entrada ao bloco.

 

2-De acordo com o material disponibilizado, como os Estados Unidos buscou combater a União Europeia? Este bloco estadunidense realmente deu certo?

Os Estados Unidos buscaram um combate através da produção de um novo bloco no continente americano, o NAFTA, além disso, buscou uma profunda integração no continente com um bloco que acabou não sendo posto em prática, a ALCA, profundamente condenado por países mais pobres da América Latina. O NAFTA opera até hoje, porém ainda no primeiro estágio, longe de combater a União Europeia.

3- Quais são as principais características da formação da União Europeia? Ela foi criada rapidamente?

A União europeia teve algumas etapas de criação, como demonstrado a seguir: origem à União Europeia foi o Benelux, um grupo econômico formado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo, criado em 1944.Em 1952, juntaram-se ao Benelux: França, Alemanha e Itália, dando origem à CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), criada no sentido de estabelecer um mercado siderúrgico em comum para integrar a produção industrial e o fornecimento de matérias-primas em todo o agrupamento.Posteriormente, a fim de ampliar os acordos referentes à CECA, os seis países-membros reuniram-se no dia 25 de março de 1957 para assinarem o Tratado de Roma, que deu origem à CEE (Comunidade Econômica Europeia), também conhecida por MCE (Mercado Comum Europeu). A partir daí, os acordos econômicos foram ampliados, deixando de se limitarem a questões referentes à siderurgia.Após a formação da CEE, ingressaram no bloco nas décadas seguintes: Inglaterra, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Espanha e Portugal, totalizando aquilo que se convencionou chamar de A Europa dos 12. Em 1989, com a queda do Muro de Berlim, a Alemanha Oriental também foi incorporada ao bloco.Essa possibilidade finalmente concretizou-se em 7 de fevereiro de 1992, com a assinatura do Tratado de Maastricht, que entrou em vigor no mês de Novembro do ano seguinte, dando origem à União Europeia, o primeiro bloco econômico a atingir uma integração total entre seus países-membros.Em 2002, o mesmo euro entrou em circulação, tornando-se a moeda oficial da maioria dos membros da UE, com exceção de Reino Unido e Dinamarca.

4- Quantos países fazem parte atualmente da União Europeia? O que foram os processos de alargamentos? Como estes processos foram importantes para o crescimento do bloco?

Atualmente a UE conta com 27 membros. Alargamentos foram os processos em que novos integrantes entraram no grupo. Estes processos de entrada de novos integrantes foram essenciais para o desenvolvimento do bloco econômico, principalmente após a adoção do EURO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...