Pesquise no Webgeo.net e ache tudo sobre História e Geografia!

domingo, 6 de setembro de 2020

9º ANO – INTRODUÇÃO AS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SUDESTE ASIÁTICOS

 GEOGRAFIA – 9º ANO – INTRODUÇÃO AS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SUDESTE ASIÁTICOS

 

Orientação: Leia o material com atenção e cole em seu caderno – Não é necessário devolver na escola

Objetivo: Identificar as principais características físicas da porção do sudeste asiático.

 

Sites confiáveis para pesquisa:

www.webgeo.net.br

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-populacao-sudeste-asiatico.htm

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/moncoes.htm

As monções e as características do fenômeno no sudeste asiático

 


As monções demarcam um tipo de variação climática que ocorre na porção sul e sudeste da Ásia, que por isso também é chamada de Ásia das Monções. Trata-se de um fenômeno atmosférico que propicia a ocorrência de intensas chuvas em um período do ano e secas rigorosas em outro.Os ventos de monções caracterizam-se pela variação de sua direção de acordo com a mudança das estações do ano. Ora o seu movimento vai do Oceano Índico para o continente, caracterizando a monção de verão ou marítima, ora vai do continente asiático para o oceano, caracterizando a monção de inverno ou continental.

Durante o verão, as massas de ar úmido advindas do oceano propiciam a formação de nuvens que precipitam em forma de fortes tempestades durante boa parte do ano. Por esse motivo, na Índia – principal país afetado pelas monções –, foram registrados os maiores índices de chuvas de todos os tempos. Durante o inverno, a massas de ar passam a se deslocar rumo ao oceano, tornando o clima extremamente seco na região.


Grupos de mulheres indianas em busca de água

Como surgem as monções?

Sabemos que a Terra se aquece ou se resfria bem mais rapidamente do que a água. Sabemos também que o ar quente sempre se desloca para cima e que o ar frio sempre se desloca para baixo. Além disso, zonas de baixa pressão (menor quantidade de ar) tendem a ser “preenchidas” pelo ar que se encontra em zonas de maior pressão, gerando os ventos.

Durante o verão, o continente tende a se aquecer mais rapidamente do que o oceano. Enquanto o primeiro fica em uma temperatura média de 40ºC, o segundo permanece a 20ºC. Isso faz com que o ar no continente fique mais quente e eleve-se para as zonas mais altas da atmosfera, o que faz com que o ar úmido existente sobre o oceano desloque-se rapidamente para essa região, que passa a sofrer com as chuvas nesse período. É a monção marítima.

Durante o inverno, o ar úmido que estava concentrado sobre o continente passa a se deslocar em direção ao oceano, que nesse momento apresenta uma pressão atmosférica menor. Com isso, a umidade do continente diminui consideravelmente, proporcionando a ocorrência de um extenso e severo período de secas. Em 1770, essa seca foi tão intensa que matou milhares de pessoas na região sudeste da Índia. É a monção continental.Recentemente, cientistas descobriram que esse deslocamento de ar que caracteriza as monções é tão intenso que acelerou em 20% os movimentos da placa tectônica indiana ao longo dos últimos 10 milhões de anos.










 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...