Pesquise no Webgeo.net e ache tudo sobre História e Geografia!

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Introdução a regionalização e desenvolvimento humano do continente europeu – Lista de exercícios - Respostas

 Introdução a regionalização e desenvolvimento humano do continente europeu – Lista de exercícios – 9º ano - Não há necessidade de devolver, cole em seu caderno e use para estudar!

 Objetivo central: Identificar questões regionais e disparidade do desenvolvimento humano no território europeu.


 Olá, pessoal!

 

Importante que os slides deixados pelo professor nas últimas duas semanas sejam utilizados para acompanhar a linha de raciocínio dos exercícios abaixo! Boa sorte, e lembre de deixar o material colado em seu caderno!

 

1-Mediante aos nossos estudos sobre o desenvolvimento humano europeu, aponte quais são as principais característica da qualidade de vida neste continente, após isso, cite os 3 países com maior IDH na Europa.

 

Resposta: Maiores IDH: Noruega, Suíça e Alemanha. O continente Europeu é o que possui a maior quantidade de países entre os primeiros nas medições de Índice de Desenvolvimento Humano. Fato esse, consequência de planejamento e altos investimentos na área social durante décadas.

 

2-Como o continente europeu é regionalizado? Por que há uma clara diferença no desenvolvimento do leste europeu?

 

Resposta: Alguns estudiosos no assunto, através das análises espacial, econômica e cultural, realizam uma classificação do continente em quatro áreas distintas no qual se enquadram a Europa Ocidental, Setentrional, Centro-Oriental e Meridional.

 

3- De acordo com sua pesquisa aponte quais são as principais características da Europa setentrional.

Resposta: O bloco continental do norte da Europa é chamado de Europa Setentrional. A definição para essa porção de terra do continente, durante muito tempo, recebeu diversas denominações. Porém, o consenso atual aponta para as seguintes regiões como formadoras desta área: Península de Kola e Svalbard, Ilhas Feroé, Åland, Noruega e SuéciaIslândia, Finlândia, Dinamarca, Carélia, LituâniaLetôniaEstôniaRepública da Irlanda, Ilhas do Canal, Ilha de Man, Polônia setentrional, Alemanha setentrional, Luxemburgo, Bélgica, Países Baixos, Rússia ocidental e os limites do Mar do Norte do Mar Báltico. São países muito desenvolvidos, com constante avanço tecnológico e excelente qualidade de vida.

4-Por que na Europa meridional se encontra um centro de dispersão cultural? Há relações diretas com os intensos fluxos migratórios?

Resposta: Porque é banhada pelo mar Mediterrâneo, localizada na Península Ibérica. Nessa região está presente Portugal, Espanha e Grécia, que durante grande parte da história foram centros de dispersão de culturas. Portugal e Espanha foram responsáveis por desvendar os continentes da África e, principalmente, a América do Sul.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...