Pesquise no Webgeo.net e ache tudo sobre História e Geografia!

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Introdução os movimentos terrestres/Vulcanismo – Lista de exercícios – 1º ano - Respostas

 

Introdução os movimentos terrestres/Vulcanismo – Lista de exercícios – 1º ano

 

Olá, pessoal!

Importante que os slides deixados pelo professor sejam utilizados para acompanhar a linha de raciocínio do material abaixo! Boa sorte, e lembre de deixar o material colado em seu caderno!

1-Mediante aos nossos estudos sobre eventos extremos, aponte são as principais características de um abalo sísmico. Após isso, aponte o porquê estes movimentos acontecem.

Resposta: Abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.

2-De acordo com nossas discussões, executadas na última live, o que caracteriza um terremoto? Qual seria a diferença básica entre abalo sísmico e terremoto? Existem terremotos no Brasil?

Resposta: Abalos sísmicos correspondem a terremotos ou tremores de terra, é um fenômeno natural que faz com que a superfície terrestre trema, denominamos terremotos os fenômenos mais destrutivos. Existem terremotos no Brasil, por acomodação de rochas em falhamentos ou então de locais distintos, com a propagação de ondas sentidas em nosso país.

3- Quais são os principais tipos de vulcões? Exemplifique o porquê da ocorrência do fenômeno de vulcanismo na superfície terrestre.

Resposta: Os vulcões são classificados em cinco tipos distintos: os Vulcões Escudo, Vulcões Monogenéticos (Cones de Escórias e Cones Hidroclásticos), Vulcões Compostos, Vulcões Combinados e Caldeiras. Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.

4- Quais são as principais partes de um vulcão? De acordo com a análise dos materiais disponibilizados na última aula, qual é o tipo de vulcão mais comum? Qual deles é o mais perigoso?

Resposta:

  • Câmara magmáticaé o reservatório de rocha líquida que se encontra abaixo de um vulcão. Quando o magma contido na câmara magmática exerce pressão suficiente para vencer a resistência das rochas que formam o teto da câmara, ele é libertado pela chaminé.
  • Chaminé: é a passagem pela qual o magma sobe da câmara magmática até a superfície.
  • Cratera: é a “boca do vulcão”, isto é, a abertura pelo qual o magma chega até a superfície.
  • Magma ou lava: é a rocha derretida que escorre durante a erupção vulcânica. Portanto, quando a lava quente solidifica-se do lado de fora do vulcão, a rocha resultante é chamada de rocha magmática.
  • Nuvem de cinzas: são pequenas partículas de rocha pulverizada, minerais e areia que são lançadas no ar durante uma erupção. Nuvens de cinzas vulcânicas podem causar perigosos problemas para a aviação, bem como danos a edifícios.

Cone de escória: é o mais comum, apresenta menores dimensões, e o magma expelido é de baixa viscosidade. Estratovulcão é o tipo mais perigoso, com grandes explosões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...