Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Lembra da Iugoslávia?

Se você lembra dos noticiários da década de 1990 vai com certeza rememorar a existência desta país chamado Iugoslávia, fruto da união de vários povos com rivalidades históricas que se acirraram ainda mais quando passaram a integrar um mesmo espaço (Ou tentaram).

Conhecendo o país:

Segundo o portal "Colaweb" A Federação Iugoslava originou-se após a Primeira Guerra Mundial, a partir de territórios que faziam parte dos Impérios Austro-Húngaro e Turco-Otomano. Apesar da balcanização étnica e religiosa, a Iugoslávia manteve-se unida após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Essa união deveu-se à influência e habilidade política de um líder socialista e carismático, o marechal Josip Broz Tito, que se destacou na luta contra os invasores nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Quais povos a integravam?

A Iugoslávia era formada por uma federação de repúblicas (Sérvia, Montenegro, Croácia, EslovêniaBósnia-Herzegovina e Macedônia) e por regiões autônomas (Voivodina e Kosovo). Dentre as repúblicas que integravam a Iugoslávia, a Sérvia era a mais poderosa, uma vez que controlava a maior parte das forças armadas e da economia do país.

Como se configura espacialmente a Iugoslávia?
Resultado de imagem para mapa antiga iugoslávia

Repare no mapa acima a presença de vários povos, que na realidade se configuram como nações, com idioma, cultura e economia diversificada, uma verdadeira torre de babel em uma pequena esquina do mundo.

Como foi desintegrada?

Segundo o portal "Todo estudo" Até 1991, a Iugoslávia se manteve como uma federação socialista formada pelos seis países: Sérvia, Eslovênia, Croácia, Macedônia, Bósnia-Herzegovina e Montenegro.A mais forte e mais populosa dessas repúblicas era a Sérvia, cujos habitantes professam a religião cristã ortodoxa, em contraste com os bósnios, que são muçulmanos, e com aos croatas, católicos em sua maioria. A despeito dessas diferenças, a Iugoslávia permaneceu unificada durante várias décadas, sob a liderança do marechal Tito. Em 1980, porém, com a morte do líder, estabeleceu-se um sistema de rodízio de governo, pelo qual a Presidência do país passou a ser exercida, a cada ano, pelo representante de uma das repúblicas.

Como se está a configuração espacial?

Atualmente existem oficialmente 7 países que sucederam o Estado da Iugoslávia, contudo Kosovo ainda necessita de reconhecimento internacional, inclusive do Brasil. Kosovo é reconhecido por outros 110 países como independente.

Resultado de imagem para iugoslávia dissolução

Quer saber mais sobre o tema? Acesse as referências abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...