Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

terça-feira, 27 de abril de 2021

TERRITÓRIO E NAÇÕES - REGIONALIZAÇÃO MUNDIAL

 Exercícios da Semana 

1-    De acordo com as leituras propostas nesta semana, quantos continentes temos em nosso planeta? Qual é o maior e o menor continente?

Temos 6 continentes. Em termos de proporção, no globo terrestre os continentes ocupam cerca de 30% do espaço, enquanto os outros 70% são cobertos pelos oceanos, rios, mares e lagos. O maior continente do mundo é a Ásia, com 45 milhões de km², e o menor é a Oceania, com 8 milhões de km².

2-    Leia com atenção o texto território e soberania, após isso, conceitue o que é identidade cultural.

 identidade cultural é, justamente, esse padrão que identifica uma produção cultural a certo grupo social. 

3-    Mediante a leitura da página 45, como podemos diferenciar limite e fronteiras?

O termo "limite" está relacionado com um traçado preciso, linear e evidentemente definido no terreno. A expressão fronteira, por sua vez, possui maior abrangência e refere-se a uma região ou faixa. Pode ser também entendida como uma região fronteiriça.

4-    De acordo com a leitura da página 46, apontes as dificuldades relacionadas as nações que formam minorias nacionais e questões territoriais. Há conflitos? Que casos são preocupantes?

Alguns povos possuem cultura independente, porém não tem território, são os chamados minorias nacionais, que vivem subordinados aos regimes políticos divergentes às suas culturas, são também denominadas de sentimento nacionalista que corresponde a aspiração de um povo em conquistar a sua independência política e territorial, do estado ao qual está subordinado.

Por causa disso, vários movimentos surgiram, sendo marcados muitas vezes por lutas armadas ou pacíficas, mas na maioria das vezes o primeiro perfil predomina, os principais povos sem território que buscam sua independência territorial e político-cultural são o povo Basco, na Espanha, os Curdos, no Oriente Médio, Ira, na Irlanda, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...