Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

terça-feira, 27 de abril de 2021

SOCIEDADE DE CONSUMO

 

Exercícios da Semana 

1-    De acordo com as leituras propostas nesta semana, qual é o papel de projeção cartográfica?

As Projeções Cartográficas têm por objetivo representar a Superfície Terrestre ou parte dela em uma superfície plana, sendo a base para a construção de mapas. Uma projeção cartográfica pode ser definida como um sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode-se gerar um mapa.

2-    Observe as leituras e aponte as principais diferenças entre as projeções cônicas, cilíndricas e azimutais (planas).

Projeções cilíndricassão projetadas a partir de um cilindro envolvendo a esfera terrestre, de modo que os paralelos e meridianos são reproduzidos no plano após a abertura desse cilindro. O exemplo mais conhecido de projeção cilíndrica é a projeção de Mercator, que altera a área dos continentes e mantém as suas formas.


Projeção de Mercator, exemplo de projeção cilíndrica

Projeções cônicas: são elaboradas quando um cone envolve a esfera terrestre e reproduz a sua superfície. Os meridianos formam linhas retas que partem de um único ponto em comum, enquanto os paralelos formam semicírculos, como podemos ver a seguir.


Projeção de Lambert, um dos mais conhecidos tipos de projeção cônica

Projeções planas: também chamadas de azimutais ou polares, são feitas com um círculo plano colocado sobre uma “face” da Terra, geralmente os polos. Os meridianos também ficam retos e os paralelos formam círculos concêntricos. Observe:


Projeção plana traçada a partir do polo. A ONU utiliza um modelo parecido em sua logomarca

3-    Mediante a leitura do livro nas páginas designadas, investigue e aponte as principais diferenças entre Mercator e Arno Peters. Qual delas, na sua opinião possui maiores níveis de distorção?

As duas projeções são cilíndricas , porém a Projeção de Mercator prioriza as formas dos territórios e mostra uma visão eurocêntrica , enquanto a Projeção de Peters prioriza as áreas dos territórios e destaca os países do Hemisfério Sul.

4-    De acordo com a leitura semanal, além das projeções, a escala é fundamental para analisarmos e identificarmos aspectos cartográficos. Mas afinal, qual é o papel da escala? Quais são os tipos existentes?

escala cartográfica é fundamental para entendermos a proporção entre o espaço real e a sua representação no mapa. A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. Os tipos de escala são numéricas e gráficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...