Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

terça-feira, 27 de abril de 2021

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

 

Exercícios da Semana 

1-    De acordo com as leituras propostas nesta semana, aponte quais são os três grupos que formaram a base da população brasileira. (Dica: Observe a página 87).

população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

2-    Observe a caixa de texto presente ao fim da página 86, qual a justificativa para apontar a Índia como futuro país mais populoso do planeta?

Índia será em 2022 o país mais populoso do mundo, superando a China, ao chegar à marca de 1,4 bilhão de habitantes, devido a grandes taxas de natalidade e o aumento da longevidade.

3-    Mediante a leitura da página 89, aponte o que é crescimento natural ou vegetativo.

Crescimento vegetativo é o número de pessoas que nasceram menos o número de pessoas que morreram em um determinado local. Ou seja, é a diminuição da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade.

4-    De acordo com a leitura da página 90, aponte quais motivos levaram ao ritmo de crescimento acelerado da população brasileira.

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...