Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

domingo, 21 de junho de 2020

Segunda Guerra Mundial - Introdução ao conflito

Segunda Guerra Mundial

Olá, pessoal! Nesta postagem temos a introdução a uma nova temática, portanto abaixo deixo uma videoaula produzida pelo professor, além de slides e um texto adaptado sobre o tema!

Bons estudos!

Videoaula sobre o tema

Slides sobre o tema










Texto base:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/segunda-guerra-mundial.htm https://www.suapesquisa.com/segundaguerra/

Segunda Guerra Mundial foi um conflito de proporções globais que aconteceu entre 1939 e 1945. Caracterizada como um conflito em estado de guerra total (no qual há mobilização de todos os recursos para a guerra), a Segunda Guerra Mundial fez Aliados e Eixo enfrentarem-se na Europa, África, Ásia e Oceania. Após seis anos de conflito, mais de 60 milhões de pessoas morreram.

Introdução: contexto histórico e as causas da Segunda Guerra Mundial

Um conflito de tamanha magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início desse guerra, que começou na Europa e, rapidamente, alastrou-se pela África e Ásia.

Um dos principais motivos foi o surgimento de governos totalitários na Europa, na década de 1930, com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha, surgiu o Nazismo, liderado por Hitler, que pretendia expandir o território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes e, inclusive, reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial. Na Itália, estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início daquela década, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas desses países foi a industrialização, principalmente relacionada com a criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques, entre outros).

Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Esses três países, compartilhando de tais objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo: um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo. Esse grupo ficou conhecido como "Eixo Roma-Berlim-Tóquio".

O início do conflito

O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados pela Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (liderados pela Alemanha, Itália e Japão).

Desenvolvimento da guerra e resumo dos fatos históricos mais importantes:

- O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, liderado pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria (extremo leste da China), enquanto a Itália conquistou a Albânia e territórios da Líbia.

- Em 1941, o Japão atacou a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após esse ocorrido, considerado uma traição pelos norte-americanos, os Estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.

- De 1941 a 1945, ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Nesse período, houve uma regressão das forças do Eixo e, com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalha. 

- O Brasil participou diretamente do conflito, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados. 

Final e principais consequências 

Esse importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945, com a rendição da Alemanha e da Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki ─ uma ação desnecessária, que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nessas cidades. O objetivo dos EUA era mostrar ao mundo seu forte poderio militar e o domínio sobre armas atômicas. Desta forma, pretendia sair da Segunda Guerra Mundial como a grande força militar do ocidente, fazendo oposição aos soviéticos, na sequente Guerra Fria.

Bomba Atômica explode na cidade japonesa de Hiroshima

Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente durante todo o conflito e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente 6 milhões de judeus.

Ao final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal era a manutenção da paz entre as nações. Iniciou-se também um período conhecido como Guerra Fria, que estabeleceu uma divisão geopolítica, colocando em lados opostos os Estados Unidos e a União Soviética. Uma disputa entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, na qual ambos os países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.

Você sabia?

- O dia 8 de maio é o Dia Mundial em memória dos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...