Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

sábado, 13 de junho de 2020

Povos mesopotâmicos

Olá, pessoal!

Abaixo alguns slides e materiais sobre os povos que faziam parte da mesopotâmia!

Capriche na leitura! Nas semanas seguintes estudaremos outras civilizações destacadas ao longo da história!














Material de Leitura - Povos da Mesopotâmia

Os povos da Mesopotâmia foram constituídos por dois grupos principais, os sumérios e os acádios há cerca de 3 mil anos a.C.

No entanto, também fazem parte da civilização mesopotâmica os amoritas, caldeus, hebreus e hititas.

A partir deles se formaram os reinos que se aglutinaram nos impérios que ficaram conhecidos como Primeiro Império Babilônico e Segundo Império Babilônico.

Sumérios

Exemplo de selo sumério com a escrita cuneiforme

 Os sumérios eram os responsáveis pelos primeiros templos e por palácios monumentais. Também foram os responsáveis pelas primeiras cidades-estado e partiu desse povo a elaboração da escrita no período compreendido entre 3,1 mil e 3 mil anos a.C.

Os registros apontam sinais da escrita pictográfica, que utiliza desenhos em lugar de símbolos fonéticos e pode ser lida em qualquer idioma. Por exemplo, um pictograma de uma flecha vai representar sempre o mesmo.

Mais tarde, os sinais foram adaptados para representar os sons fonéticos. Embora não tenham sido os primeiros a buscar a representação gráfica das palavras e sons, os sumérios influenciaram de maneira significativa a escrita atual.

A língua suméria é considerada um aglutinador de linguagem e não tem relação com qualquer outro idioma. Estudiosos apontam uma relação da língua suméria com os idiomas falados no norte da Índia, mas as comprovações ainda são base de pesquisa.

Entre as muitas invenções dos sumérios estão os selos cilíndricos, confeccionados em argila molhada e usados para identificar envelopes, cerâmicas e tijolos. A invenção demonstra a clara necessidade de organização dentro das grandes cidades.

Os selos traziam a necessidade de confirmação de encomendas e o controle do crescimento geográfico e econômico dos centros urbanos.

A origem dos sumérios é desconhecida. Esse povo não foi o primeiro a habitar a Mesopotâmia e não estava lá há 4 mil anos a.C. A agricultura, por exemplo, não foi descoberta por eles, mas adaptada, bem como as técnicas de domesticação de animais.

Embora não a tenham inventado, os sumérios foram os primeiros a utilizar instrumentos confeccionados em metal para o manuseio agrícola. Igualmente, aperfeiçoaram técnicas de plantio, como o arado e aprenderam a trabalhar o couro.

Acádios

A constituição do Império Acádio provocou a unificação de várias cidades-estado na Mesopotâmia

 Os acádios eram um povo seminômade que vivia no oriente da Mesopotâmia. Seus movimentos migratórios eram definidos pela busca de pastos para seus animais e pelas estações do ano.

Os principais registros escritos em relação aos acadianos, que eram analfabetos, foram deixados pelos sumérios. A presença dos acadianos na Mesopotâmia ocorre em consonância com os sumérios.

Os sumérios, contudo, foram dominados pelos acadianos, que conquistaram a Mesopotâmia entre 2550 a.C. e 2300 a.C., sob a liderança do rei Sargão I.

Os acádios dominavam instrumentos bélicos sofisticados para a época, como o arco e flecha, além de lanças e obtiveram êxito contra os sumérios.

Tendo a Mesopotâmia sob domínio, os acádios formaram o primeiro império da região, e reinaram até 2150 a.C., quando o povo de origem asiática, os Guti, os conquistaram.

O domínio da Mesopotâmia foi retomado pelos sumérios, posteriormente, mas disputas internas enfraqueceram o reino, que foi tomado pelos amonitas em 2000 a.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...