Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

terça-feira, 26 de março de 2019

Os ciclos econômicos do Brasil!

O Brasil possui, ao longo de sua história, diferentes ciclos econômicos como edificadores da formação da identidade nacional, econômicas e social. Diante deste tema tão importante, deixo o artigo a seguir, composto por informações retiradas de sites plenamente confiáveis, com texto totalmente verificado!

Deixo também uma apresentação de slides bastante interessante e concisa sobre o tema, sempre abordado em concursos, e no próprio ENEM, pois todos os cilos influenciaram diretamente na dinâmica territorial do Brasil!

Referências para esta postagem: 

Ciclo do Pau-Brasil

Período: entre 1500 e 1530
Principais características:
- Os portugueses cortavam a árvore pau-brasil para comercializar a madeira na Europa. Esta atividade ocorria na região da Mata Atlântica, principalmente na costa Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. Houve utilização de mão de obra indígena, através do escambo (troca do trabalho indígena por produtos de pouco valor).

Ciclo do Açúcar

Período: segunda metade do século XVI até o final do século XVII.

Principais características:
- Instalação de engenhos de açúcar na região Nordeste do Brasil. Os senhores de engenho plantavam a cana-de-açúcar para produzir e exportar o açúcar para a Europa. Foi utilizada a mão de obra escrava africana nos engenhos.

Ciclo do Ouro

Período: século XVIII

Principais características:
- O eixo econômico mudou do Nordeste para o Sudeste, logo após o início da exploração das minas de ouro, principalmente, em Minas Gerais. Os donos das minas utilizaram a mão de obra escrava africana para os trabalhos pesados. Muitos donos de minhas enriqueceram nesse período e a Coroa Portuguesa arrecadou grandes cifras em impostos sobre o ouro encontrado.

Ciclo do Algodão

Período: do século XVIII até o começo do XIX.

Principais características:
- Produção de algodão em estados como Pernambuco, Bahia, São Paulo e Ceará. A produção estava voltada para o mercado externo, principalmente Europa e Estados Unidos. Esta matéria-prima estava relacionada ao desenvolvimento industrial, principalmente da indústria fabril, nestes locais.

Ciclo da Borracha

- Período: final do século XIX e início do XX.

Principais características:
- A borracha foi produzida na região amazônica, pois o látex era extraído das seringueiras (em grande quantidade na região). A produção era voltada para os EUA e Europa, para abastecer a demanda de borracha da indústria de pneus de automóveis, além de outros produtos industrializados.

Ciclo do Café

Período: de 1870 até o início do século XX

Principais características:
- A cultura do café se desenvolveu, principalmente, na região do Oeste Paulista. As grandes fazendas de café utilizaram mão de obra escrava africana (até 1888) e mão de obra imigrante (principalmente italiana). Os “barões do café”, como ficaram conhecidos os grandes fazendeiros, enriqueceram muito com a exportação do produto para a Europa e Estados Unidos, principalmente. O acúmulo de capital neste período foi de grande importância para os investimentos em indústrias realizados nas primeiras décadas do século XX.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...