Identificação
Professor
EJA:
Lucas Cechinel da Rosa
Supervisora
de educação: Simone Bez Birollo Barreto
Área:
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Cronologia: 6
semanas.
- Objetivo geral do projeto:
- Compreender a história de Criciúma mediante o reconhecimento de elementos que fazem parte do patrimônio histórico do município.
- Objetivo geral do projeto:
- Analisar o contexto histórico-geográfico de Criciúma ante patrimônios históricos previamente selecionados;
- Reconhecer elementos históricos-geográficos que dinamizaram a evolução do município;
- Relacionar pesquisas recursos audiovisuais e tecnologias informacionais ao processo de ensino-aprendizagem.
O
projeto “Patrimônio histórico (re) conhecendo Criciúma”, foi desenvolvido pela
turma PE02, vinculada à EJA Profissionalizante. Mediante a constante
necessidade de revisitarmos o conceito de patrimônio histórico, e ante aos
compromissos da instituição com a formação cidadã crítica, os alunos da turma
PE02 foram estimulado a investigar a realidade de locais/monumentos históricos
tombados presentes no município de Criciúma.
Articulados
em cinco grupos, os alunos investigaram patrimônios cruciais para o
entendimento da história de Criciúma. A gruta de Nossa Senhora de Lourdes,
Museu Augusto Casagrande, Monumento ao Mineiro, Igreja São Paulo Apóstolo e
Mina de visitação Octávio Fontana.
Dentre
algumas missões dos estudantes, destaca-se a necessidade de (re) conhecer o
local escolhido, principalmente por parecem invisíveis para a maioria devido ao
excesso de atividades cotidianas. Neste momento, de escolha do âmbito de
trabalho, percebe-se o quão nosso lugar pode ser desconhecido aos nossos
próprios olhos.
Através
de quatro grandes missões, os estudantes visitaram o local, fizeram fotos,
gravaram vídeos incentivando a visitação e por fim, alimentaram blogs
temáticos, além de construírem, sob orientação do professor, um documentário
com a reunião de todas as ações promovidas, bem como um imenso painel,
socializadas entre os colegas, com valorosa troca de experiências.
Artefatos
e produções:
Foram produzidos pelos estudantes durante o percurso
formativo da disciplina os seguintes artefatos:
- Fotografias – Através de visita in loco;
- Confira as fotos em: https://photos.app.goo.gl/TXDSWiG1ych52QQSA
- Recursos audiovisuais – Durante execução de entrevistas;
- Weblog – Com o objetivo de efetivar um laço de proximidade com o local/monumento escolhido;
Conheça mais clicando nos links abaixo!
1.
Grupo (Igreja):https://ejacrisaopauloapostolo.blogspot.com/
2.
Grupo (Mina):https://ejacriminaoctaviofontana.blogspot.com/
3.
Grupo
(Museu):https://ejacrimuseuaugusto.blogspot.com/
4.
Grupo (Gruta):https://ejacrigrutalourdes.blogspot.com/
5.
Grupo
(Monumento):https://ejacrimonumentoaomineiro.blogspot.com/
- Documentário – Através das imagens, vídeos e descrições produzidas pelos grupos;
1. Conheça
o documentário dom material coletado dos estudantes! https://www.youtube.com/watch?v=QaVkmoHq0gs&t=22s
- Painel – Resultando em uma mostra visual, socializada no último encontro.
1. Confira
as fotos em: https://photos.app.goo.gl/3PMS91ZCUyfEKTNR7
Referências
utilizadas:
AZEVEDO, Aroldo de. Brasil
a terra e o homem. São Paulo: Nacional, 1964-1970. v. 2
BRAGA, Marco; GUERRA, Andréia; REIS, José Cláudio. . Breve história da ciência moderna,
volume 1 : convergência de saberes. 2. ed Rio de Janeiro: J. Zahar, c2006.
101p.
SANTOS, Milton. . Da
totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2005. 170p.
SANTOS, Milton. A
natureza do espaço técnica e tempo, razão e emoção. 2 ed. São Paulo:
Hucitec, 1997. 308 p.
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA. Departamento Regional da
Bahia. Ensino Fundamental de Jovens e
Adultos no contexto da indústria da Construção Civil, 2º segmento: caderno
do aluno/ Serviço Social da Indústria. Salvador, 2009.225.il. (Série educação
para a Nova Indústria Elevação da Escolaridade na Indústria).
SOUZA, Maria Adelia de; SANTOS, Milton. A construção do espaço. São Paulo: Ed.
Nobel, 1986. 149 p.
VIANNA, Hélio. História
do Brasil: período colonial: monarquia e república. 12 ed. São Paulo: Ed.
Melhoramentos, 1975. 668 p.
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