Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

[Projeto] Patrimônio Histórico: (Re) Conhecendo Criciúma

Identificação
Professor EJA: Lucas Cechinel da Rosa
Supervisora de educação: Simone Bez Birollo Barreto
Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Cronologia: 6 semanas.

  • Objetivo geral do projeto:
  • Compreender a história de Criciúma mediante o reconhecimento de elementos que fazem parte do patrimônio histórico do município.
  • Objetivo geral do projeto:
  • Analisar o contexto histórico-geográfico de Criciúma ante patrimônios históricos previamente selecionados;
  • Reconhecer elementos históricos-geográficos que dinamizaram a evolução do município;
  • Relacionar pesquisas recursos audiovisuais e tecnologias informacionais ao processo de ensino-aprendizagem. 
Contextualização:

O projeto “Patrimônio histórico (re) conhecendo Criciúma”, foi desenvolvido pela turma PE02, vinculada à EJA Profissionalizante. Mediante a constante necessidade de revisitarmos o conceito de patrimônio histórico, e ante aos compromissos da instituição com a formação cidadã crítica, os alunos da turma PE02 foram estimulado a investigar a realidade de locais/monumentos históricos tombados presentes no município de Criciúma.

Articulados em cinco grupos, os alunos investigaram patrimônios cruciais para o entendimento da história de Criciúma. A gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Museu Augusto Casagrande, Monumento ao Mineiro, Igreja São Paulo Apóstolo e Mina de visitação Octávio Fontana.

Dentre algumas missões dos estudantes, destaca-se a necessidade de (re) conhecer o local escolhido, principalmente por parecem invisíveis para a maioria devido ao excesso de atividades cotidianas. Neste momento, de escolha do âmbito de trabalho, percebe-se o quão nosso lugar pode ser desconhecido aos nossos próprios olhos.

Através de quatro grandes missões, os estudantes visitaram o local, fizeram fotos, gravaram vídeos incentivando a visitação e por fim, alimentaram blogs temáticos, além de construírem, sob orientação do professor, um documentário com a reunião de todas as ações promovidas, bem como um imenso painel, socializadas entre os colegas, com valorosa troca de experiências.

Artefatos e produções:
Foram produzidos pelos estudantes durante o percurso formativo da disciplina os seguintes artefatos:


  •     Fotografias – Através de visita in loco;
  •     Confira as fotos em: https://photos.app.goo.gl/TXDSWiG1ych52QQSA
  •        Recursos audiovisuais – Durante execução de entrevistas;
  •    Weblog – Com o objetivo de efetivar um laço de proximidade com o local/monumento escolhido;
Conheça mais clicando nos links abaixo!



  •         Documentário – Através das imagens, vídeos e descrições produzidas pelos grupos;
1.    Conheça o documentário dom material coletado dos estudantes! https://www.youtube.com/watch?v=QaVkmoHq0gs&t=22s


  •     Painel – Resultando em uma mostra visual, socializada no último encontro.
1.    Confira as fotos em: https://photos.app.goo.gl/3PMS91ZCUyfEKTNR7

Referências utilizadas:

AZEVEDO, Aroldo de. Brasil a terra e o homem. São Paulo: Nacional, 1964-1970. v. 2
BRAGA, Marco; GUERRA, Andréia; REIS, José Cláudio. . Breve história da ciência moderna, volume 1 : convergência de saberes. 2. ed Rio de Janeiro: J. Zahar, c2006. 101p.
SANTOS, Milton. . Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2005. 170p.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço técnica e tempo, razão e emoção. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1997. 308 p.
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA. Departamento Regional da Bahia. Ensino Fundamental de Jovens e Adultos no contexto da indústria da Construção Civil, 2º segmento: caderno do aluno/ Serviço Social da Indústria. Salvador, 2009.225.il. (Série educação para a Nova Indústria Elevação da Escolaridade na Indústria).
SOUZA, Maria Adelia de; SANTOS, Milton. A construção do espaço. São Paulo: Ed. Nobel, 1986. 149 p.
VIANNA, Hélio. História do Brasil: período colonial: monarquia e república. 12 ed. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 1975. 668 p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...