Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

terça-feira, 15 de junho de 2021

Como alinhar e formatar textos em um documento do Word

Fonte do texto: https://canaltech.com.br/software/como-alinhar-texto-no-word/

 Além das ferramentas de alinhamento padrão que a maioria dos usuários já conhece, o Microsoft Word conta com outras configurações avançadas de alinhamento. Com elas, os usuários podem formatar documentos, e até mesmo textos acadêmicos que seguem as regras da ABNT.

Com as abas de menu do Word, os usuários podem alinhar o texto horizontalmente, verticalmente, ou podem ajustar o alinhamento entre margens. Confira neste tutorial como alinhar texto no Word utilizando as ferramentas padrões, fazendo ajustes no parágrafo ou ajustando o layout da página.

Como alinhar texto no Word

Abra o Microsoft Word e, na aba “Página inicial”, você pode usar as ferramentas tradicionais de alinhamento da ferramenta. Você pode deixar o texto alinhado à esquerda, ou apertar o atalho “Ctrl + Q”.

Você pode alinhar o texto à esquerda com o menu do Word ou apertando o atalho "Ctrl + Q" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Você pode deixar o texto centralizado, ou apertar o atalho “Ctrl + E”.

Você pode centralizar o texto com o menu do Word ou apertando o atalho "Ctrl + E" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Você pode deixar o texto alinhado à direita, ou apertar o atalho “Ctrl + G”.

Você pode alinhar o texto à esquerda com o menu do Word ou apertando o atalho "Ctrl + G" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Para textos corridos, você pode deixar alinhadas as duas bordas, clicando em "Justificar", ou apertando o atalho do teclado "Ctrl + J".

Você pode justificar o texto com o menu do Word ou apertando o atalho "Ctrl + J" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como ajustar o parágrafo no Word

Para alinhamentos mais avançados de parágrafo, clique no inicializador do menu “Parágrafo”. No item “Alinhamento”, você pode selecionar o tipo de formatação que você quer para o parágrafo.

Abra o menu de "Parágrafo" e, no item "Alinhamento", selecione uma das opções (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Você ainda pode fazer configurações de recuo e espaçamento nas linhas e nas margens do texto, caso seja algum documento que exija este tipo de formatação. Clique em “Ok” ao final da janela para finalizar as edições.

Você ainda pode fazer configurações de recuo e espaçamento do texto (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como ajustar o layout da página no Word

Para configurar o layout da página, clique em “Layout” no menu superior e, em seguida, inicialize o menu “Configurar Página”.

Na aba "Layout", abra o menu "Configurar Página" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Com o menu aberto, selecione a aba “Layout” e você pode ajustar cabeçalhos, rodapés e ajustar o alinhamento vertical do texto na página para “Superior”, “Centralizado”, “Justificado” ou “Inferior”. Aplique ao documento inteiro ou do ponto do cursor em diante e clique em “Ok” ao finalizar as edições.

Na aba "Layout", ajuste o alinhamento vertical do seu texto para o documento inteiro ou parte dele (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode alinhar os seus textos do Word utilizando as ferramentas padrões, ajustando o parágrafo ou mudando o layout da página que você está editando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...