Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Informações importantes e básicas sobre a Oceania.

A Oceania é um continente cujas terras estão localizadas no hemisfério sul do planeta Terra. Este continente é formado por um conjunto de ilhas situadas no Oceano Pacífico. Fazem parte da Oceania Três grandes conjuntos de ilhas; melanésia (Ilhas negras), Polinésia (Maior conjunto de ilhas) e Micronésia (Conjunto que conta com as menores ilhas do continente).

- Melanésia: são ilhas que se encontram mais próximas da Austrália, dentre as quais se destacam Nova Guiné, Ilhas Salomão, Nova Caledônia (dependência francesa) e Fiji. Em muitas ilhas da Melanésia, os habitantes ainda são coletores de produtos naturais; vivem do produto da caça e da criação de porcos selvagens, demonstrando, portanto, um estágio de vida ainda primitivo.

- Polinésia: são ilhas situadas na porção mais meridional da zona tropical do Pacífico, entre o Equador e o Trópico de Capricórnio, como os arquipélagos de Samoa, Havaí, Kiribati, Marquesas, Cook e outros. São habitadas por elementos com características asiáticas, que vivem da caça, pesca e criação de gado.

- Micronésia: são pequenas ilhas situadas a sudeste do Japão, entre a linha do Equador e o Trópico de Câncer, destacando-se as ilhas Marianas, Carolinas, Marshall e outras. Muitas dessas ilhas pertencem aos EUA e são utilizadas como bases navais e aéreas.

Informações importantes sobre a Oceania: 

- A área da Oceania é de 8.480.355 km². Em área é o menor continente do mundo.

- O maior, mais populoso e mais desenvolvido país da Oceania é a Austrália. As terras deste país correspondem a, aproximadamente, 90% do continente. O segundo pais mais desenvolvido da Oceania é a Nova Zelândia.

- A população da Oceania é de, aproximadamente, 32 milhões de habitantes. cerca de 75% desta população habita em cidades (urbana), enquanto somente 25 % mora na zona rural.
- O inglês é o idioma mais falado no continente. Além da língua inglesa, o francês e os dialetos nativos também são falados no continente.

- As maiores cidades da Oceania estão localizadas na Austrália: SidneyMelbourne, Brisbane e Perth.

- Com relação a religião, a maioria é formada por cristãos: católicos romanos (27%) e protestantes (24%).

- A economia da Oceania é bem diversificada. Enquanto os países desenvolvidos (Austrália e Nova Zelândia) destacam-se pela fabricação de produtos industrializados e tecnologia, as outras ilhas da Oceania são dependentes da produção de gêneros agrícolas.

- Países independentes da Oceania: Austrália, Fiji, Ilhas Cook, Ilhas MarshallIlhas SalomãoKiribati, Estados Federados da Micronésia, Nauru, Niue, Nova Zelândia, PalauPapua Nova GuinéSamoa,Timor-LesteTongaTuvalu, Vanuatu, e Polinésia Francesa.

- Países dependentes: Ilhas Marianas  (dominadas pelos EUA), IIhas Carolinas (dominadas pela Micronésia), Nova Caledônia (dominada pela França), Território Antártico Australiano (dominada pela Austrália) , Dependência de Ross (dominada pela Nova Zelândia), Terra Adélia (dominada pela França) e Samoa Americana (dominada pelos EUA).

- História da Oceania. Até o século XVIII, o continente era povoado por centenas de tribos indígenas. A partir desse século, teve início a colonização britânica. Grande parte das terras dos nativos foi tomada pelos colonizadores. Como resultado deste domínio, a população indígena começou a diminuir. Os britânicos, aos poucos, foram impondo sua cultura e seus modos de vida. Hoje, os nativos são a minoria no continente.

- A fauna da Oceania é caracterizada por uma grande variedade de espécies animais, porém os marsupiais se destacam. Na Austrália, por exemplo, há uma grande quantidade de Cangurus. Inclusivo este animal é o símbolo do país. Outros animais típicos da Oceania: coala, dingo, cacatua, diabo da tasmania, ornitorrinco, quivi, cisne negro, elefante marinho, kaluta e kowari.

- Com relação ao clima da Oceania podemos destacar a presença do clima desértico na parte interior da Austrália. Em grande parte das ilhas do continente destaca-se o clima tropical.

- Na flora da Oceania, exceto na região desértica da Austrália, destacam-se a presença de florestas tropicais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...