Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Indonésia - Mais de 14 mil ilhas!

Considerado o maior arquipélago do mundo, a Indonésia é formada por aproximadamente 14 mil ilhas no Oceano Índico, na porção sudeste do continente asiático. O país pertence ao Hemisfério Oriental, visto que seu território está totalmente localizado a leste do meridiano de Greenwich. A linha do Equador “corta” a Indonésia, fazendo com que uma parte pertença ao Hemisfério Setentrional (norte) e a outra, ao Hemisfério Meridional (sul). O território indonésio está situado numa zona sísmica e de vulcões ativos, sendo afetado por terremotos e tsunamis.

A Indonésia possui uma área de 1,9 milhão de quilômetros quadrados, sendo muito extensa no sentido leste-oeste, fato que proporciona a existência de diferentes paisagens naturais: a porção oeste abriga florestas tropicais, que apresentam grande diversidade de plantas e animais, com destaque para os elefantes e os tigres. A região leste, por sua vez, possui paisagens semelhantes às da Oceania, abrigando cangurus.

Com aproximadamente 230 milhões de habitantes, a Indonésia é o quarto país mais habitado do planeta, atrás somente dos Estados Unidos (314,6 milhões), Índia (1,2 bilhão) e China (1,3 bilhão). Essa é maior nação islâmica, com mais de 200 milhões de mulçumanos. Jacarta, capital nacional, é a cidade com maior concentração populacional: 9.125.000 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...