Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

domingo, 9 de maio de 2021

Normas da ABNT

Fonte: https://www.pravaler.com.br/normas-abnt-guia-completo-para-formatar-seu-tcc/

O que é ABNT?

Criada em 28 de setembro de 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem a função de estabelecer normatizações em processos de diversas naturezas, como as tecnológicas, industriais, serviços, acadêmicos, entre outros, com o objetivo de tornar ao alcance de todos os parâmetros obrigatórios de produção.

As diretrizes da ABNT são criadas por especialistas em diferentes áreas de atuação e são reconhecidas pelo Governo Federal, além de validadas, também, por entidades internacionais em mais 160 países por meio da ISO (International Organization for Standardization), da qual a ABNT é uma das representantes oficiais.

O que é NBR?

NBR é a sigla para Normas Brasileiras, que representam um braço das diretrizes da ABNT e funcionam como fonte de padronização de procedimentos para empresas e consultorias de diversos segmentos.

As NBRs garantem a normatização de documentos, processos produtivos e procedimentos de gestão de acordo com as regras estabelecidas na ABNT. No caso de trabalhos acadêmicos, as regras de formatação devem ser como descreveremos nos tópicos a seguir.

Principais NBRs para formatar trabalhos acadêmicos

Além de costumar trazer dor de cabeça para quem precisa entregar o TCC no fim do curso, as NBRs em trabalhos acadêmicos têm a função de padronizar a forma como as monografias são apresentadas, diminuindo os riscos de falhas na interpretação dos avaliadores. Dessa forma, todos os trabalhos partem da mesma estrutura, garantindo uma avaliação justa.

Existe um conjunto de regras específicas para estruturar o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Acompanhe!

NBR 14724 – Trabalho Acadêmico

Essa diretriz inicial define o que é considerado um trabalho acadêmico. Nela diz que um trabalho acadêmico é qualquer “trabalho de conclusão de curso de graduação, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento: documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.”

NBR 10520 – Citações

A 10520 da ABNT expõe as recomendações de formatação para uma citação de outro autor ou de uma outra fonte de informação que não seja autoral.

NBR 6022 – Artigos científicos impressos

Essa normatização se refere as especificações de formatação de artigos científicos, que normalmente abordam relatos de experimentos de estudo sobre algum assunto.

NBR 6023 – Referências

Essa norma trata especificamente da elaboração das referências bibliográficas que devem constar na monografia.

NBR 6027 – Sumário

A norma 6027 normatiza a enumeração das seções, capítulos e demais partes do trabalho.

NBR 6028 – Resumo e Abstract

O resumo é a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento”, ou seja, uma descrição breve do tema que será tratado na monografia. Já o abstract é a versão em inglês dessa prévia.

NBR 6024 – Numeração progressiva das seções

Essa norma especifica uma sequência lógica das seções de um documento para facilitar a localização de determinado assunto.

NBR 6034 – Índice

Esta norma se refere a estrutura e aos requisitos de apresentação do índice de um documento acadêmico.

NBR 15287 – Projeto de pesquisa

A norma 15287 determina as regras para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, ou seja, o formato de trabalho que antecede a pesquisa e que deve demonstrar claramente o tema do qual irá tratar.

Normas ABNT

Qual a importância da normalização?

Em qualquer área da sociedade, a normalização de processos é extremamente benéfica e positiva para as nossas vidas – basta notar a confusão que pode ocorrer com a sua ausência. Em relação aos trabalhos acadêmicos, por exemplo, a padronização traz uniformidade e equidade na avaliação.

Padronização

A padronização imposta pela ABNT permite uma catalogação uniforme dos trabalhos dos alunos, que podem rapidamente localizá-lo em qualquer tipo de sistema ou até manualmente. Além disso, ajuda a evitar o plágio e a localizar os autores como referências em outras publicações.

Terminologia

As terminologias padronizadas facilitam e otimizam a disseminação de novos estudos, inovações e desenvolvimento de produtos.

Dimensões

Principalmente no que se refere à equipamentos e materiais no mercado, as normas da ABNT padronizam as proporções de diversos produtos, garantindo segurança, qualidade e custo justo.

Quais os objetivos da normalização?

Basicamente, a normalização tem o objetivo de tornar os processos mais simples, propondo soluções comuns para questões que afetam a vida de todos. De modo geral, a padronização tem os seguintes objetivos:

Segurança

A normalização dos padrões de segurança protege pessoas em diversos contextos. Um exemplo disso é a padronização de sinais de perigo, que podem ser transmitidos a qualquer pessoa em qualquer situação.

Comunicação

A normalização estabelece padrões de comunicação entendíveis por qualquer pessoa, ainda que falem línguas diferentes. Por exemplo, o trânsito de mercadorias poderia ser muito mais lento se todos pudessem identificar as cargas da forma que quisessem.

Eliminação de barreiras

A normalização pode interferir, inclusive, na qualidade de vida de muitas pessoas com deficiência, por exemplo, caso não existisse um padrão para as dimensões de cadeira de rodas e a entrada de edifícios ou transportes públicos, impactando diretamente na acessibilidade e no direito de ir e vir.

Formatação ABNT

Como formatar um trabalho acadêmico dentro das normas ABNT?

Fazer a formatação da monografia dentro das regras da ABNT pode ser um verdadeiro desafio. Para ajudar você nessa tarefa, vamos destrinchar todas as determinações e explicar caso a caso cada uma delas. Acompanhe!

Papel

O papel utilizado no TCC deverá ser o ofício branco ou reciclado no formato A4 (21×29,7), que deverá ter conteúdo somente no anverso da folha (na parte da frente). Somente no verso da folha de rosto deverá constar a ficha catalográfica.

Fonte

Poderão ser utilizadas somente dois tipos de fonte: Times New Roman ou Arial, no tamanho 12. Em caso de citação, tabelas, legendas ou referências, a fonte deverá ter tamanho 10.

Margens

Na Página Inicial do editor de texto, vá até Ajustar margens e depois em Margens personalizadas. Defina 3cm para as margens superior e esquerda e 2cm para as margens inferior e direita.

Espaçamentos

Ainda na Página Inicial, vá até o ícone Espaçamento, representado por duas setas para cima e para baixo dentro do campo Parágrafo. O corpo do texto deverá ter espaçamento 1,5, enquanto citações com mais de três linhas, legendas e referências deverão ter espaçamento 1,0.

Texto

Com todas as formatações indicas acima, o texto trabalho acadêmico deve ainda deve ainda ser justificado – o item pode ser encontrado na Página Inicial do Word, em Parágrafo – e ter suas letras na cor preta, com exceção das ilustrações, que podem contar com outras cores nas letras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...