Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Fundamentos de Climatologia


climatologia nada mais é do que o estudo do clima, sendo uma integração das condições de tempo num determinado lugar e por um período de trinta anos.
As primeiras observações começaram na Grécia (VI a.C) e após no século V a.C quando Hipócrates escreveu o tratado das “Águas, Ares e Lugares”. Porém esta ciência tem seu início mesmo com Aristóteles em outra obra intitulada “Meteorologia”.

E por fim, Ayoade, 1996, ainda cita que a climatologia possui algumas subdivisões como:

  • Climatologia regional – é a descrição dos climas em áreas selecionadas da Terra.
  • Climatologia sinótica – é o estudo do tempo e do clima em uma área com relação ao padrão de circulação atmosférica predominante. Sendo assim uma nova abordagem para a climatologia regional.
  • Climatologia física – que envolve a investigação do comportamento dos elementos do tempo, dando-se ênfase a energia global e aos regimes de balanço hídrico da Terra e da atmosfera.
  • Climatologia dinâmica – enfatiza os movimentos atmosféricos em várias escalas, particularmente na circulação geral da atmosfera.
  • Climatologia aplicada – enfatiza a aplicação do conhecimento climatológico e dos princípios climatológicos nas soluções de problemas práticos que afetam a humanidade.
  • Climatologia histórica – é o estudo do desenvolvimento dos climas através dos tempos.
Como é feita a previsão do tempo?
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...