Postagens em destaque!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Questões de Geografia - ENEM 2016

O ENEM de 2016 ocorreu de maneira tranquila, e fora o problema enfrentado por estudantes que fariam a prova em escolas ocupadas, tudo saio dentro do previsto.

neste ano tivemos uma prova na área de humanas em que prevaleceu a Geografia, apesar de sabermos que muitas questões eram realmente interdisciplinares, como é o esperado.

Logo abaixo deixo meu parecer sobre cada uma, são 21 questões analisadas no total, lembrando que adotei o caderno branco de questões para resolução destas questões, saliento que são considerações pessoais.

Questão 3:
Resposta certa: E
Parecer: Bela questão, deveria ser revolvida mediante a eliminação de alternativas, sendo que a E parece ser isoladamente a única que realmente contempla o quadrinho mostrado.

Questão 5:
Resposta certa: B
Parecer: Novas ruralidades é sempre um tema bacana, nenhuma das alternativas contempla o pré-texto além da B.
 

Questão 6: 
Resposta certa: A
Parecer: Tema de 2º ano do ensino médio, tranquilamente percebemos que a diminuição da oferta de mão de obra é também (Não só por isso) recorrente do recuo de taxas de fecundidade e natalidade

Questão 7:
Resposta certa: A
Parecer: Questão bem complicada, a interpretação é essencial, a letra E poderia complicar um pouco, mas só ela mesmo.

Questão 8: 
Resposta certa: A
Parecer: Paradoxo é algo analisado com contante afinco pela disciplina de filosofia, mas a questão de informação e redes de informação estão conexas à Geografia. Questão bastante complexa.


Questão 15: 
Resposta certa: A
Parecer: Urbanização; sociologia também aparece de maneira marcante nesta questão. Letra A, as outras fazem pouco sentido, principalmente a letra B.

Questão 16: 
Resposta certa: E
Parecer: Um questão antiga, era somente associar o Cerrado às frentes agrícolas, fato que tem acabado ano após ano este bioma tão rico e diversificado.

Questão 18: 
Resposta certa: C
Parecer: Questão ambiental, de relevância. Mas, realmente só se procura a dessalinização em último caso, a escassez é fundamental para seu crescimento.

Questão 19: 
Resposta certa: E
Parecer: Refugiados e Europa, combinação de atualidades e com cara interdisciplinar desde ai. A única alternativa que faz sentido é a letra E, principalmente por conta dos episódios que acompanhamos recentemente em basicamente todos os países europeus.

Questão 22: 
Resposta certa: A
Parecer: Uma questão interessante, e o pré-texto é essencial para sua compreensão. Mas, se ambientalistas já sabiam que a destruição do meio natural significa atraso, naturalmente o consideram essencial para a evolução da nação.
Questão 27: 
Resposta certa: D
Parecer: Uma questão interdisciplinar, relacionando Geografia e História, a Letra D é realmente é a qe contempla o questionamento, longe da realidade estão B, C e E.

Questão 28: 
Resposta certa: A
Parecer: Interdisciplinar, mas analisando o texto, podemos perceber que temos a letra A como correta, pois algumas questões sequer estão relacionadas ao tema abordado no fragmento.

Questão 29: 
Resposta certa: C
Parecer: Uma ótima questão, relacionado ao item mundialização econômica, a Sociologia acompanha a geografia nesta questão. A letra C se encaixa de acordo com as informações contidas no texto.

Questão 31: 
Resposta certa: D
Parecer: Questão tranquila, a leitura e interpretação são essenciais para a resolução, normalmente tema trabalhado no 3º ano do médio.

Questão 34: 
Resposta certa: A
Parecer: Tema de 1º ano, projeções cartográficas, a projeção da letra A é a azimutal, as outras alternativas são completamente fora de contexto, exceto pela cônica, que deve ter confundido muita gente.

Questão 35: 
Resposta certa: D
Parecer: Questão ambiental e muito atual, mas só bastante ler o texto e conhecer com certa superficialidade algo sobre os gases causadores do efeito estufa.

Questão 36: 
Resposta certa: B
Parecer: Tema de 3º ano, globalização. A letra B resume basicamente o texto, inclusive. 


Questão 39: 
Resposta certa: D
Parecer: Uma questão interdisciplinar, a letra D é a correta. Destaca-se que a questão utiliza artifícios inteligentes e traz um tema bastante atual à tona.

Questão 42: 
Resposta certa: B
Parecer: Tema de 2º ano do ensino médio, a migração pendular e todos os outros movimentos sempre aparecem no ENEM, mesmo que avulsos. nesta questão alguns conceitos se desconhecidos, podem complicar qualquer candidato.

Questão 43: 
Resposta certa: C
Parecer: Bastava ler o texto com atenção para perceber que somente uma letra realmente poderia contemplar o questionamento, a Letra C, porém, o desconhecimento de alguns conceitos como Conurbação poderia complicar o candidato.

Questão 43: 
Resposta certa: E
Parecer: Seria bem fácil adotar o critério de eliminação, afinal, na letra A diz que todos tem elevado padrão social, o que é falso, na B que há um sistema monetário integrado, menos ainda. Na C diz que há o alto desenvolvimento tecnológico, que também é falsa, na D fala de cultura, o que na realidade seria a alternativa mais descabida. Já na letra E temos as vantagens locacionais complementares, algo que faz todo sentido analisando o perfil de cada país destacado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...