Postagens em destaque!

quarta-feira, 8 de junho de 2016

E quando o assunto é guerra? Quem possui as maiores reservas de armamentos nucleares?

O início de uma Guerra nuclear nos dias de hoje pouco surpreenderia a maior parte da população mundial, afinal, praticamente todos os dias assistimos a testes de armamentos cada vez mais potentes.

Para quem é fã da disciplina de História, vai relembrar que durante a Guerra Fria Estados Unidos e URSS bipolarizavam o planeta e ameaçavam uns aos outros com testes cada vez mais catastróficos.

Diante disso, resolvi buscar algumas informações confiáveis para compreendermos quem realmente são as grandes potências nucleares! Será que o ditador Norte-coreano Kim Jong-un tem um arsenal realmente potente para um embate contra os Estados Unidos? Obama não parece ser um presidente como Bush, mas revidaria com todas as forças, e os aliados de cada um deles? Possuem força nuclear também?

Para descobrir tudo isso e muito mais, acompanhe a seguinte tabela que idealizei a partir de informações do site: http://top10mais.org/top-10-maiores-potencias-em-armas-nucleares/

Na ordem em termos de potências nucleares temos:
Pos.
País
Informações
Bandeira
Estados Unidos
Os Estados Unidos realizaram mais testes nucleares que o resto do mundo juntos e é o único país a ter usado uma arma nuclear em combate. Este país ocupa posição líder na seleção das 10 maiores potências em armas nucleares.

Rússia
Os espiões provavelmente forneceram informação para cientistas na ex-União Soviética, cortando meses e talvez anos do desenvolvimento de armas nucleares dos soviéticos. Quando os soviéticos testaram seu primeiro artefato nuclear em 1949, eles usaram quase o mesmo design que os Estados Unidos. Eles tinham testado 4 anos antes da detonação sobre Nagasaki, Japão.

França
A França possui o terceiro maior arsenal nuclear do mundo. Depois de uma análise de defesa ordenada pelo ex-presidente Jacques Chirac, a França desmantelou suas armas nucleares terrestres em 1996 e reduziu seu número total de mecanismos de lançamentos em 50%.

Reino Unido
Quando os Estados Unidos iniciaram o Manhattan Project, um grupo de cientistas conhecido como British mission chegou para ajudar. Mas quando os Estados Unidos aprovaram uma lei em 1946 tornando ilegal compartilhar informações com outros países, o Reino Unido iniciou seu próprio programa nuclear.

China
A busca de armas nucleares da China iniciou na década de 1950 depois que os Estados Unidos mudaram ativos nucleares para o Pacífico durante a Guerra da Coréia. Depois de testar com sucesso seu primeiro dispositivo nuclear em 1964, a China realizou seu primeiro teste termonuclear apenas 32 meses depois.

Índia
A Índia decidiu construir suas próprias armas nucleares depois que a China começou os testes nucleares em meados dos anos 1960. A Índia testou seu primeiro dispositivo nuclear em 1974. E 3 testes foram realizados em maio de 1998, e 2 dias depois por mais 2 testes.

Paquistão
Em 1972, após sua terceira guerra com a Índia, o Paquistão secretamente decidiu iniciar um programa nuclear para corresponder à capacidade de desenvolvimento da Índia.

Coréia do Norte
A Coréia do Norte realizou 3 testes nucleares subterrâneos. E também realizou testes com mísseis balísticos. Mas não é estimado que tenham as 2 tecnologias juntas ainda. 

Israel
São estimadas 80 ogivas, no total. As capacidades nucleares de Israel não foram confirmadas, porém a Federation of American Scientists estima que o país tenha cerca de 80 ogivas em seu arsenal.

10º
Irã
O Irã afirma que está enriquecendo urânio para somente fins energéticos civis, mas o IAEA diz que o país não tem cooperado suficiente para a agência verificar se a intenção é apenas para fins pacíficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...