Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GEOGRAFIA NO ENEM 2015: Comentários sobre as questões vinculadas à disciplina de Geografia.

Nos dias 24 e 25 deste mês tivemos o ENEM 2015, uma prova cansativa e que testa os brios de todos os participantes, afinal, são 180 questões mais uma redação em duas intermináveis tardes.

Neste ano as Ciências Humanas, que esteve presente no primeiro dia de prova (Questões que iam de 1 até 45) teve grande aporte de questões vinculadas à Geografia, diferente do ano passado em que contei no máximo umas 8. Neste ano as questões exigiram pesado conteúdo, assim como forte poder de interpretação de mapas, charges e demais artifícios.

Reparei que as questões estão cada vez mais interdisciplinares, sendo possível reparar em vários momentos poucas questões vinculadas realmente a uma só disciplina. Sociologia e filosofia se fizeram menos presente, pelo menos em número de questões individuais de suas disciplinas. 

Após uma análise da prova amarela (Lembrando que todas as questões são iguais, só alterando a disposição das mesmas em cada um dos cadernos), selecionei as questões que estão muito conectadas à Geografia e fiz algumas análises. Resolvi classificá-las e agrupá-las de acordo com seu nível de dificuldade.

Os graus de dificuldade em que classifiquei foram:


4: Muito difícil.
3: Difícil.
2: Razoável.
1: Fácil.

Saliento mais uma vez que adotei o caderno amarelo, por conta disso a ordem das questões não deve ser levada ao pé da letra, pois a numeração está de acordo com este caderno.

As questões analisadas foram: 1, 7, 8, 9, 10, 14, 16,  24, 25, 26, 28,  36, 38, 39,  41, 45


Questão 1: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda os conceitos conexos à globalização, como a organização em rede (Vários locais do globo são citados). Nenhuma das alternativas chega a ser ameaça pois contém erros fáceis de serem percebidos, como: "Formação de estoque", "Empresas burocráticas", "Controles estatal" e "Gestão centralizada".

Questão 7: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda atualidades e interpretação textual. Bastava ler o texto com atenção, nenhuma das alternativas são ameaçadoras, sendo algumas bem fora da realidade da própria questão, como: "Homogeneidade cultural".

Questão 8:2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda uma temática de atualidades, contudo novamente bastava interpretar o texto. Duas alternativas chegam a contrariar o princípio básico do texto, casos das alternativas "C" e "E".

 Questão 9: 3: Difícil.
Comentário: Questão que é vinculada à geografia física. Primeiro o estudante deve saber o que é uma vereda, e para isso deveria ler com atenção o final do pré-texto da questão, que diz: "As veredas  estão secando no norte e noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d'água do grande sertão de Minas." Diante disso é só analisarmos, qual é a função de uma caixa d'água? Represar ou armazenar água, certo?! Sim, porém outras alternativas poeriam complicar qualquer um, como "B" e "C".

Questão 10: 3: Difícil.
Comentário: Questão que aborda geografia agrária, contudo novamente vinculada à interpretação. A Leitura minuciosa daria fomento a resposta correta, poucas alternativas apresentam ameaça, porém a leitura atenciosa do texto é essencial, e diante do pouco tempo por vezes não ocorre.

Questão 14: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda atualidades. A Segurança dos dados é algo essencial e discutido em várias disciplinas, leis nacionais vinculadas aos crimes cibernéticos já estão sendo discutidas. O assunto de espionagem se tornou um escândalo e até mesmo o Brasil foi alvo dos Estados Unidos, bastava interpretar o texto.


Questão 16:1: Fácil.
Comentário: Questão fácil, bastava saber a localização do sertão nordestino e conhecer basicamente o mapa que revela os biomas brasileiros. O Semiárido é único e com pequena área acometida no Brasil.

Questão 24:2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda os conceitos conexos à globalização, novamente. Dessa vez adota um fragmento do mestre Milton Santos. Seguindo a lógica do texto, e conhecendo superficialmente o autor, somente a alternativa "E" se encaixa. Para concluir, somente a alternativa "E" traz de fato características da globalização.

Questão 25: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda a Geografia física. Tranquila porém exige interpretação e um pouco de conhecimento sobre os itens citados nas alternativas. As alternativas "A", "D" e "E" não fazem nenhum sentido, e a "C" pouco confunde quem lê com atenção, afinal basta saber que a rocha matriz está abaixo de várias camadas de solo.


Questão 26:4: Muito difícil.
Comentário: Questão que aborda Geografia física, novamente. Para quem não gosta nem um pouco de Geografia, só no chute, mas o chute poderia ser na "Gaveta", bastava olhar a imagem com atenção! As alternativas "A" e "E" não fazem nenhum sentido, porém as demais poderiam complicar, principalmente quem não faz ideia do que seja um solapamento (escavar). O termo "Águas turbilhonares" deve ter ocasionado confusão, significa "Movimentos circulares".

Questão 28: 2: Razoável.
Comentário: Questão que aborda Geografia humana, especificamente a Geografia Urbana. Tranquila de ser respondida, para quem possuía pouco conhecimento na área, bastava ir por eliminação após a leitura do texto. A realocação de atividades industriais se dá também pelo fato da ausência de espaço nas grandes metrópoles, gerando um fluxo maior de populações para localidades fora dos grandes eixos. 

Questão 36:1: Fácil.
Comentário: Questão de atualidades. De fácil compreensão para quem leu atentamente o texto. As alternativas "A", "B" e "E" contrariam o texto. a Alternativa "C" não faz sentido pois cartografar um espaço não o faz preparado para superar condições de pobreza.

Questão 38: 2: Razoável.
Comentário: Questão de atualidades e que aborda a Geografia física. O Mapa ajudava até em outras questões, bastava consultá-lo e descobrir a localização da Caatinga (Nunca subestime um mapa). Bastava ler o pré-texto, afinal, as alternativas "B", "C", "D" e "E" não mostravam problemas ambientais condizentes com a abordagem do mapa.
Questão 39: 2: Razoável.
Comentário: Questão de atualidades. Abora a nova DIT (Divisão Internacional do Trabalho), tem muito da disciplina de Sociologia na questão, mas geograficamente falando, bastava ler o pré-texto que se podia de cara descartar algumas alternativas, como: "B", "C" e "D".

Questão 41: 1: Fácil.
Comentário: Questão de atualidades e Geografia agrária. A Charge com um tom bem humorado critica o massivo uso de agrotóxicos no legumes, frutas e verduras. As alternativas "A", "B" e "C" não fazem nenhum sentido. A alternativa "D" pode ser descartada com facilidade também se a releitura for feita.


Questão 45: 3: Difícil.
Comentário: Questão de atualidades. Difícil mas não impossível, bastava ao estudante ler o pré-texto, talvez mais de uma vez. Como a prova é massante e cansativa, a pergunta torna-se capciosa. Mas, quem leu sobre o tem sabe, as alternativas "B", "D" e "E" não fazem sentido. A alternativa "A" pode fazer devido ao imenso estoque de bens de consumo que vimos em países como os Estados Unidos (Carros encalhados, por exemplo).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...