Postagens em destaque!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Formação do território Brasileiro - 7º ano

Olá!

Deixo aqui o link do slide exibido em sala de aula, saliento que há também um vídeo logo abaixo da postagem.

Deixo também um pequeno texto sobre o tema debatido em sala de aula.


Início da Colonização
No início, após a descoberta do Brasil, o governo português não se entusiasmou pela sua colonização. Esse interesse somente surgiu 30 anos após a conquista e posse do território brasileiro, em virtude de outros países europeus começarem a cobiçar as riquezas brasileiras. Fatores de ordem econômica também contribuíram para que Portugal resolvesse dar início à colonização do Brasil. O comércio português no Oriente começava a entrar em declínio, Assim Portugal necessitando de novas alternativas comerciais, passou a ver o Brasil como opção.

Colônia de Exploração

A partir daí a História mostra que o Brasil passou a ser uma colônia de exploração, ou seja, cabia à colônia fornecer matéria-prima para as atividades manufatureiras localizadas nas metropóles. Esta exploração que teve início por volta de 1500, permaneceu até o início do século XIX.
Primeira Atividade Econômica e o Desmatamento
Até aproximadamente 1530, o chamado de período pré-colonial, a única atividade econômica sitemática exercida no Brasil foi a exploração de pau-brasil, (começa aí o desmatamento), utilizado para a fabricação de tinturas. No século XVII , não havia mais pau-brasil.
Segunda Atividade Econômica
Após esse período, a colonização portuguesa (de exploração), foi apoiada inicialmente na produção de açucar para abastecer a Europa, realizada em grandes propriedades rurais (latifundios), e no trabalho do negro africano.

Terceira Atividade Econômica
No século XVIII a situação de Portugal não era confortável: o país estava praticamente falido. A descoberta das primeiras jazidas de ouro em Minas Gerais provocou verdadeira febre: gente de todo o tipo correu desesperadamente em busca deste ouro, houve conflitos, guerras, mudanças profundas na vida da colônia. Nem por isso o Brasil ficou rico, todo o ouro arrancado do Brasil, também não ficou em Portugal, foi usado para pagar suas dívidas com a Inglaterra, fato que beneficiou a Inglaterra, aumentando a acumulação de riquezas, o que propiciou também a realização de sua Revolução Industrial.


Formação do território brasileiro.(Slides)

Formação do território brasileiro.(Vídeo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...