Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

domingo, 16 de março de 2014

Domínios morfoclimáticos ou Biomas Brasileiros (Material de apoio para a avaliação).

Sabendo que teremos avaliações em poucos dias, adaptei um texto presente no Site “Suapesquisa.com” que contém um resumo básico sobre os biomas brasileiros.
Saliento que o livro é sua principal ferramenta de estudos, contudo, não custa nada investigar mais um pouquinho e averiguar se alguma informação ou outra foi esquecida!


O texto segue a linha de definições para biomas (Domínios Morfoclimáticos em nosso livro) proposta pelo geógrafo  Aziz Nacib Ab’Saber.

Bom estudos.

Definição

“Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes.”

Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

Domínios morfoclimáticos ou Biomas Brasileiros.

-  Caatinga – presente na região do sertão nordestino (clima semiárido) caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.

Comentário: Perceba que salientamos em sala de aula que os fatores clima e vegetação são primordiais para a definição de um bioma, e que o relevo poderia ser um fator secundário segundo Ab’Saber.

-  Campos – presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.

Comentário: Não esqueça que comentamos em sala de aula que este bioma é atualmente o berço de processos como a desertificação em prol de cultivos específicos e criação de animais para abate.

-  Cerrado – este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.

Comentário: Como comentamos em sala de aula, o Cerrado é um dos biomas mais atingidos por atividades antrópicas, sendo que a soja é um dos principais produtos que são plantados em detrimento da vegetação original.

-  Floresta Amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.

Comentário: Não devemos esquecer que este é o bioma mais conservado de nosso país, e logicamente o que sofre maior incidência de crimes ambientais, tais como: Tráfico de animais e plantas não registradas.

-  Mata dos Pinhais ou Araucárias – também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifolia neste bioma. Presente no sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.

Comentário: Este bioma é visualizado em nossa serra, próximo a nós, em cidades como Lages, São Joaquim e Urubici.

Mares de morros ou Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.

Comentário: A definição deste bioma é devido ao seu tipo de relevo, não esquecendo que os morros possuem topos chatos e altitudes específicas, além de que a mata atlântica é o tipo de vegetação predominante.

Fazem parte da faixa de transição...

-  Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.

-  Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...