Postagens em destaque!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Município ou cidade…Onde você mora?

A dúvida é grande, e ambas palavras ( município e cidade) tem significados diferentes, porém sempre são confundidas por professores, pela mídia, enfim por todos. O post vem com o objetivo de explicar a diferença entre essas duas expressões geográficas! abaixo poderemos perceber a definição de cada uma  segundo o dicionário urbanístico brasileiro, este mesmo que rege a conceituação de expressões urbanas no Brasil.
Cidade:
Espaço delimitado e continuo, ocupado de forma permanente por um aglomerado humano denso e considerável em número, cuja evolução e estrutura são determinadas pelo meio físicas, desenvolvimento tecnológico e modo de produção existente e cuja população possui “status” urbano. “Esta definição é extremamente eclética e considera o dinamismo do conceito, variável no tempo: os significados de “denso”, “considerável” e principalmente de “ status urbano”.
Município:
Subdivisão territorial do Estado – membro brasileiro, com personalidade de direito publico interno e tendo como representante político e legal prefeito. O município administrativamente em distrito, sendo o distrito-sede aquele onde se localiza a administração municipal, ou prefeitura. O município brasileiro não é uma mera circunscrição administrativa com alto governo, mas, excepcionalmente, é membro integrante da federação, tal quais os estados e territórios, gozando de autonomia política, administrativa e financeira.
Agora que já sabe a diferença, você mora no município ou na cidade? ou mora na cidade de um município?
Fonte: Dicionário urbanístico brasileiro, produção acadêmica de Lucas Cechinel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...