Digite o que precisa e o webgeo.net.br ajuda você!

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Resolução de exercícios - 9º ano - Economia agrária e população europeia.

Exercícios população europeia:

1-Mediante a leitura do material em slides aponte quais são as principais características da população do continente europeu, após isso, cite os 3 países mais populosos do continente.

A população europeia, principalmente da parte ocidental, apresenta várias características: alta escolaridade, elevado IDH, baixas taxas de natalidade e mortalidade, elevado número de idosos, baixa mortalidade infantil, elevada renda per capita e intensa urbanização.

Países mais populosos: Rússia, Alemanha, Turquia e França

2-Quais são os principais grupos étnicos do continente europeu? Qual a relação direta dos movimentos migratórios e a miscigenação da população no continente?

Germânicos, Eslavos e Latinos. Os movimentos migratórios acabam trazendo novas culturas grupos étnicos, diversificando a população do continente.

3- De acordo com sua pesquisa e leitura aponte o significado de “Xenofobia”, após isso explique o porquê estes abomináveis casos persistem na Europa.

Desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país; Europeus tendem a praticar xenofobia alegando que estrangeiros entram ilegalmente e roubam oportunidades, além de diversificar a cultura europeia.

4-Por que a Europa é tão atraente quando falamos de movimentos migratórios? O que pessoas oriundas de outros continentes buscam em nações europeias?

A Europa se torna atraente por deter grandes centros econômicos, atraindo pessoas de todo planeta devido as grandes oportunidades relacionadas a qualidade de vida e estabilidade econômica da maior parte de suas nações.

 Exercícios economia agrária europeia

1-Mediante a leitura do material em slides aponte quais são as principais características da economia agrária do continente europeu, e como ela influencia a ocupação humana no continente.

Alta mecanização, produção intensiva, pequena parcela do PIB, reduzida mão de obra. Na realidade pouco influencia a ocupação humana, por serem unidades rurais de pequeno porte.

2-Quais são as principais nações produtoras de alimentos no continente europeu? Quais são os principais cultivos de destaque?

Romênia, Polônia, Letônia e Alemanha. Destaque para cereais, criação animal e culturas permanentes.

3- Quais são as principais criações pecuárias da Europa? Que diferenças e semelhanças existem entre a forma de criação do Brasil para o modelo adotado neste continente?

Destaque para a criação bovina, para corte e gado leiteiro. Diferente do Brasil, os territórios são pequenos, exigindo a criação intensiva, com o gado recluso em pequenos espaços.

4-Mediante pesquisa aponte o significado dos seguintes termos ilustrados nos materiais de estudos...” Alta mecanização”, “Produção comercial intensiva” e “Exploração direta da terra”

Alta mecanização: Uso intensivo de máquinas visando reduzir o trabalho manual e aumento da produtividade

Produção comercial intensiva: Elevados investimentos visando atender público-alvo de alto poder aquisitivo.

Exploração direta da terra: Relacionada a agricultura familiar, ou seja, com a contratação de poucos ou quase nenhum funcionário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui...